8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

O uso da tecnologia digital para otimizar o projeto de FAEG “Adote um projeto” nos tempos de pandemia.

Palavras-chave: Oportunidade, ferramentas digitais , visibilidade

O Projeto de Faeg “Adote um projeto” é um projeto que vem sendo aprovado desde 2017, seu objetivo é abastecer um site (bit.ly/oportunidadesdesignuniville) com demandas reais para que professores e acadêmicos possam adota-las. Mesmo estando em um ambiente virtual para divulgar as demandas, via-se que apenas o site não estava sendo efetivo na comunicação com os acadêmicos e entidades externas. Outro aspecto foi a dificuldade de gerenciar e aproximar as partes envolvidas para a realização da demanda, já que uma reunião presencial em um momento de pandemia não seria adequado. Portanto, o objetivo foi encontrar formas virtuais para gerenciar e dar mais visibilidade a todos os atores envolvidos, direta e indiretamente, no projeto. Desta forma, pesquisou-se o modo de interação das redes sociais e outras ferramentas para gerenciar de forma on-line as demandas junto aos atores envolvidos. A conta do instagram possibilitou uma divulgação mais efetiva, dando visibilidade ao proponente da proposta, aos acadêmicos que desenvolvem as demandas, aos professores que adotam as propostas como atividade para suas respectivas disciplinas, consequentemente, aos cursos da Instituição em que ministram aulas e ao próprio projeto de FAEG. O aplicativo WhatsApp foi uma ferramenta de convergência de informações e alinhamento de agendas. Já o Google Meet foi fundamental para a compreensão e aproximação das partes. E o compartilhamento no drive, possibilitou a contextualização e o acesso de todos aos documentos e arquivos relacionadas as demandas. No ano de 2021, teve-se 13 demandas cadastradas (até o momento), dessas, 10 foram adotadas, 2 foram canceladas e uma ainda se encontra para adoção. Destas 10 demandas, 4 foram adotadas em disciplinas, 3 adotadas por projetos da Univille e 3 por alunos. Totalizando 126 alunos envolvidos diretamente. Neste período de pandêmica, o Instagram foi a ferramenta mais efetiva na divulgação das demandas, as pessoas manifestavam interesse na temática em um curto período após a divulgação (média de 2 dias), diferente do que acontecia quando a divulgação era centralizada apenas via site (de 3 a 4 semanas, sendo necessário o contato mais direto da coordenadora do projeto com as pessoas que potencialmente poderiam contribuir com as respectivas demandas). O trabalho do Banco de Oportunidades também teve mais visibilidade, tal afirmação de justifica pois das 13 demandas ofertadas, 5 eram de entidades da comunidade externa. Também observou-se um aumento no número de seguidores.

ISSN: 1808-1665