8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

A criação midiática para o canal (in)completudes: a experiência que constitui um pesquisar

Palavras-chave: Criação Midiática, Formação, Aprendizagem

Esta pesquisa está em desenvolvimento junto ao Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), tendo como objetivo criar suporte midiático para o Canal (In)completudes (Youtube), reforçando a comunicação e a interação com o público, no intuito de potencializar as sensibilidades. Para dar suporte a este objetivo, destacamos os estudos conceituais relacionados aos processos de criação midiática, compreendendo-os não somente como ferramentas, mas sobretudo como modos outros de aprender. Os aportes conceituais, baseiam-se nas sensibilidades como base para as práticas no Design e na Arte; nos processos de comunicação e interação como princípio básico das redes sociais e o canal (In)completudes (Youtube) como veículo de formação. A metodologia neste pesquisar é qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica e de campo, com ações de criação midiática agregadas ao Canal (In)completudes (Youtube). O Canal objetiva mobilizar o diálogo com o público, com ênfase na formação continuada, reconhecendo a importância da atualização constante dos profissionais da Educação, da Arte, do Design e da Cultura, tendo como princípio um olhar crítico e sensível. Nessa perspectiva, adotamos uma metodologia de ideias, que toma a criação como um refletir sobre as práticas do processo, culminando com o ato autoral e reflexivo (COELHO, 2008). Como resultados parciais, além da produção, edição e criação de cadernos virtuais relacionados ao histórico do Canal, a revisão bibliográfica nos trouxe compreensão sobre esta experiência cibernética com a nossa humanidade pós-moderna (SANTAELLA; 2007), em que a criação midiática é algo não estruturado, implementado constantemente por novas ideias (SALLES, 1998). A partir disso, concluímos que nestes tempos assolados pela pandemia da Covid-19, a tecnologia investida na comunicação pelas redes sociais foi elevada à modos outros de pensar, agir e aprender. Assim, nesse contexto a experiência em criar suporte midiático para o Canal (In)completudes tem oportunizado a efetuação deste como opção formativa de qualidade, a um público, em grande parte de profissionais da Educação, como também a formação desses pesquisadores debruçados em criar e implementar seus conteúdos em movimentos comunicacionais e interativos. Em suma, tratamos de aspectos que contribuem para apresentar as redes sociais como possibilidades de formação de um sujeito critico, partícipe e sensível.

Apoio / Parcerias: UNIEDU; CAPES-PROSUC

ISSN: 1808-1665