8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

aprendizagem pratica processos de fabricacao mecanica

Palavras-chave: empregabilidade, processos de fabricacao, praticas em laboratório

A engenharia tem diversas áreas de estudo que são abordadas durante o curso, e nas ementas das disciplinas são tratados os fundamentos básicos de cada área. Desde o início com forte base em matemática e em física, são propostos problemas para que os acadêmicos proponham soluções. Com o projeto proposto de Faeg é possível integrar o aluno em conhecimentos práticos aumentando sua capacidade de resolução de problemas, extensão de conhecimentos técnicos despertando maior interesse na permanência no curso. O projeto tem o objetivo de propiciar aos alunos aprendizagem nos processos de fabricação mecânica, através de módulos de conteúdo específico, aliando teoria e pratica, utilizando a estrutura existente na Univille para encaminhamento profissional do aluno. Identificar aptidões do aluno e aliando a prática à teoria, para oportunizar que ele tenha um maior acesso ao mercado de trabalho e que melhore sua renda o que pode proporcionar a redução da evasão, inclusive pela sua motivação adicional pela prática oportunizada. Além disto é possível uma maior utilização dos recursos existentes no campus São Bento como os laboratórios de processos de fabricação e ferramentas existentes, melhorando o currículo dos participantes e permitindo aumentar o campo de empregabilidade dos alunos durante o período de graduação. Para cada módulo houve aulas de embasamento teórico através da apresentação de material em formato de Power point utilizando os recursos multimídia em sala de aula (data show + computador) e em seguida os alunos foram para o laboratório específico praticarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e tomarem familiaridade com o pratica do conteúdo. Até o momento foram realizados 3 módulos, nos seguintes conteúdos: metrologia dimensional básica, leitura e interpretação de desenhos e torneamento. Contando com um total de 15 alunos participantes de 3 cursos diferentes do campus.

ISSN: 1808-1665