8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PARA POSTAGENS NAS MÍDIAS SOCIAIS DO LABORATÓRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO MODAVIVA

Palavras-chave: Guia, ModaViva, Midias

Este resumo apresenta a pesquisa intitulada “Desenvolvimento de um guia para postagens nas mídias sociais do Laboratório de Pesquisa e Extensão ModaViva”. A presente pesquisa objetiva desenvolver um guia para padronizar as publicações nas mídias sociais do Laboratório de Pesquisa e Extensão ModaViva, alinhada aos seguintes objetivos específicos: entender sobre as questões relacionadas ao tema mídias sociais; compreender os critérios visuais para as publicações com base na identidade visual criada na pesquisa anterior; gerar o guia para auxiliar nas publicações das mídias sociais do Laboratório ModaViva; efetivar o desenvolvimento do e-book, conforme planejamento em fase anterior da pesquisa; colocar em prática os pontos de contato desenvolvidos na pesquisa PIBIC da autora no ano de 2020. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi definida a metodologia de design, dividida em 5 etapas. A primeira etapa do desenvolvimento projetual é a condução da pesquisa, que foi dedicada ao levantamento de dados para servir de embasamento para o projeto, por meio de pesquisa bibliográfica, desdobrando-se por intermédio de 3 temas principais: marketing e redes sociais; construindo reputação de marca; marketing de conteúdo. Na segunda etapa, foi realizada uma síntese dos dados coletados, reunindo as principais informações alcançadas na pesquisa, utilizando ferramentas como o painel de conceito, tag cloud e lista de requisitos (tipografia, formas e cores) para facilitar a organização e visualização das informações obtidas na etapa 1. Após a criação dos painéis e a definição dos requisitos para o desenvolvimento do guia, iniciará a criação do guia com base nos critérios estabelecidos na etapa anterior. A etapa 4, é a etapa de finalização do desenvolvimento do e-book do Projeto SempreViva, que foi iniciado em pesquisas anteriores e o encaminhamento do mesmo para a editora. Na etapa 5 acontecerá a impressão dos pontos de contato desenvolvidos na pesquisa de PIBIC da autora, no ano de 2020. Os principais resultados esperados são: que o guia desenvolvido para o gerenciamento das mídias sociais contribua para reforçar a imagem de marca do Laboratório ModaViva, fortalecer a sua identidade visual e aprimorar a comunicação com o público-alvo; pontos de contato desenvolvidos na pesquisa anterior sejam colocados em prática e resultem em uma comunicação mais eficiente da marca; finalização e publicação do e-book desenvolvido para o Projeto SempreViva, também iniciado em pesquisas anteriores.

ISSN: 1808-1665