8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

VIVALAB- Laboratório Colaborativo de Design de Moda e Empreendedorismo

Palavras-chave: VIVALAB, DESIGN, MODA

O projeto ora apresentado intenciona um maior giro de mão de obra local, com a participação de agentes ativos da comunidade acadêmica e empresarial. O VIVALAB está vinculado ao laboratório MODAVIVA, que é integrado pelos projetos de extensão SempreViva e AmaViva e ao projeto de pesquisa SIMBOL2. Segundo o Coworking Brasil, em 2019 foram identificados 1.497 escritórios compartilhados conhecidos no Brasil. Com isso, o mercado apontou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.194 estabelecimentos. A justificativa do projeto VIVALAB, além dos dados apresentados, possui uma relevância pessoal que surgiu de uma carência enquanto estudante da graduação de design de moda. A proposta de pesquisa se apoia em um modelo de Laboratório Colaborativo de Moda da Univille, abordando questões de relevância sociais e culturais, com o objetivo de auxiliar pequenas marcas em todos os processos realizados pela mesma, a fim de fomentar a produção local e incentivar a moda autoral. Que integre o Laboratório de Pesquisa e Extensão ModaViva, dando oportunidade aos alunos estagiarem nesse lab e também gerar renda para as mulheres que participarem do projeto de extensão SempreViva. Como objetivo pode-se definir a estruturação de um laboratório colaborativo de design de moda que suporte e estruture práticas colaborativas entre acadêmicos e profissionais autônomos vinculados ao laboratório de pesquisa e extensão ModaViva. A metodologia é guiada por 4 etapas: Etapa 1- DESCOBRIR; Etapa 2- ESTRATÉGIA DE DESIGN; Etapa 3 - PROJETO; Etapa 4- REFINAMENTO E FINALIZAÇÃO. Por não ter sido colocada em prática ainda, foi possível elencar resultados esperados para o projeto e consequentemente para a oficina, que será realizada em novembro. A pesquisa encontra-se em sua primeira fase de aplicação. Os principais resultados esperados, ao final da pesquisa, referem-se a uma maior geração de renda para profissionais autônomos e crescimento econômico para as marcas iniciantes. Também se espera como resultado uma maior conexão entre as empresas de moda da região com a academia, a fim de fomentar a produção local, bem como uma maior inserção dos acadêmicos em atividades práticas profissionalizantes, aplicando os conhecimentos adquiridos na graduação. Os resultados, alcançados nesta primeira fase da pesquisa, referem-se a fundamentação teórica com desenvolvimento de relatório, redação de artigo científico (aceito para publicação no livro da série "Cenários culturais e sociais do design" pela Editora Univille); desenvolvimento das redes sociais digitais que darão suporte às práticas; produção de conteúdos para as mídias digitais.

Apoio / Parcerias: FAP FAEX

ISSN: 1808-1665