8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA
De 19/10/2021 à 21/10/2021
Projeto Brinequo: experiências na extensão universitária
- Kizla Isabela Ferreira, Graduando, kizla_izabelli@hotmail.com
- Emanoela de Carvalho, Graduando, emanoeladec@gmail.com
- Sabrina Nazario, Graduando, sabrinanazario14@gmail.com
- Rafaela Borri, Graduando, rafaelaborri@gmail.com
- Aline Aimê Ferreira, Ensino Médio, alineaimeferreira@gmail.com
- Isadora Burmeister Dickie, Dr(a), isadora.dickie@univille.br
Palavras-chave: experiências, ações, extensão
O Projeto Brinequo tem o compromisso de desenvolver ações que estão relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo o foco o desenvolvimento de brinquedos educativos e terapêuticos para auxiliar na reabilitação e na integração social de crianças, jovens, adultos e idosos de Joinville e região. Por meio de abordagens do Design, da Sustentabilidade e da Aprendizagem Maker, as atividades do projeto evidenciam a aprendizagem, promovem o contato dos estudantes com demandas reais, articulando as atividades de extensão com o ensino, e auxiliam no aprofundamento dos conhecimentos sobre a sustentabilidade. Assim, a demanda assumida pelo grupo foi o desenvolvimento da identidade visual do Desafio Brinequo, lançado na Plataforma Cria Junto. O desenvolvimento da identidade visual seguiu as etapas de briefing, pesquisas, insights, geração de conceito, geração de alternativas, estudo de tipografia e cores. As reuniões para desenvolvimento da demanda foram realizadas online, onde discutiu-se sobre o briefing e sobre a conceituação. Após a geração de alternativas, o grupo considerou importante compartilhar as alternativas com a equipe do projeto, através de um formulário do google forms. Tendo em vista que o público do Desafio Brinequo são os estudantes, a votação pela equipe do projeto estava alinhada com o público. Assim, conclui-se que os objetivos da demanda assumida pelo grupo foi concluída, além de ter sido um trabalho equipe muito tranquilo de realizar e que possibilitou um maior envolvimento com o projeto Brinequo, contribuindo para uma formação mais completa.
ISSN: 1808-1665