8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

O impacto de projetos de marcas e identidades visuais para empresas ou organizações iniciantes

Palavras-chave: Identidades visuais, Empresas, Projeto de marca

O presente trabalho, referente ao projeto de pesquisa guarda-chuva GBRAND, teve como escopo desenvolver uma identidade visual de marca para a iniciativa Marias do Morro, promovida por uma organização do terceiro setor que presta assistência à comunidade em situação de vulnerabilidade do bairro Morro do Meio, em Joinville - Santa Catarina. A marca tem público voltado às famílias predominantemente monoparentais femininas, com proposta de desenvolver o empreendedorismo entre essas mulheres por meio do artesanato, costura e pintura, gerando um complemento de renda e emponderando-as a como multiplicadoras do conhecimento ganho, além de agentes de transformação do contexto em que se encontram. Tendo o objetivo de mapear os impactos positivos causados pela implementação de projetos de desenvolvimento de identidade visual para empresas e organizações iniciantes, a construção de marcas pode ser oportuna caso um negócio iniciante almeje por transmitir seu propósito ao público. Este propósito, por sua vez, pode ser descrito por meio de uma narrativa ou história (KOTLER; KELLER, 2013), refletida pela identidade da marca. Por meio desta perspectiva, as organizações iniciantes têm a oportunidade de conquistar seu espaço no mercado por meio do processo de construção de identidade. Para a implementação do projeto, se fez uso do método de natureza aplicada com levantamento bibliográfico (MARCONI; LAKATOS, 2002) embasado também a uma metodologia projetual (WHEELER, 2008), abrangendo cinco fases principais para a construção da marca: condução da pesquisa, esclarecimento da estratégia, design da identidade, criação de pontos de contato e gerenciamento de ativos. Já o contato com o campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e da pesquisa exploratória (GIL, 2008). Os principais resultados se deram pela geração do produto final sendo o desenvolvimento da identidade visual da marca Marias do Morro junto de seu manual de assinatura visual, com a definição das aplicações do logotipo, paleta de cores e tipografia, além da criação de demais materiais gráficos. Evidenciando os impactos positivos provocados pela utilização da marca na condição de um plano de empreendedorismo iniciante, o objeto de estudo levantado se mostra relevante à promoção do movimento social a partir de um tema que impacta em melhorias para a sociedade e no fortalecimento da cultura local. Dessa forma, o presente trabalho contribuiu com a comunidade mediante os vieses social e cultural, dando destaque e apoio a um projeto local comunicando a legitimidade da causa à marca criada.

Apoio / Parcerias: Organização Marias do Morro; Capes; Inovaparq

ISSN: 1808-1665