8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA
De 19/10/2021 à 21/10/2021
Inserção de empresas startups no processo de ensino aprendizagem
- Bianca Rosa Cargnin, Graduando, biancarosa385@gmail.com
- Elcio Ribeiro da Silva, MSc, e.ribeiro@univille.br
Palavras-chave: Startups, Ensino aprendizagem, Design de marcas
Com os avanços tecnológicos, a sociedade conectada e as dinâmicas para a criação e consumo de informações observa-se algumas demandas para a transformação no meio educacional e sua forma no processo de ensino-aprendizagem.
Neste sentido, o projeto tem por objetivo ampliar as possibilidades e ferramentas de estudos para os alunos com uso de metodologias do design thinking para o atendimento de empresas reais.
A metodologia para a condução do projeto é Design Thinking (VIANNA, 2012) e conta com as fases de (1) Imersão: onde será realizadas pesquisa Desk e Briefing com as empresas, (2) Ideação: com desenvolvimento de projetos de identidade visual com base em (WHEELER, 2003) e Prototipação: a partir do desenvolvimento de pontos de contato das marcas.
Como resultados busca-se inovações no processo de ensino uma vez que os acadêmicos possuem contato direto com práticas mercadológicas, desenvolvimento projetual, liderança, gerenciamento e negociação. Do aspecto mercadológico empresas atendidas pelo projeto se beneficiam com o recebimento de projetos profissionais desenvolvido pela equipe com orientação de um professor capacitado para o mercado.
Assim é possível concluir que a proposta é relevante pois está alinhada a diversas tendências onde o acadêmico é o ator principal de sua formação acadêmica. O cenário onde o projeto é desenvolvido contempla um ecossistema de empreendedorismo e inovação o que torna possível diversas iniciativas de metodologias ativas para um melhor preparo e capacitação acadêmica.
Apoio / Parcerias: Capes; Inovaparq; Univille; CNPQ
ISSN: 1808-1665