8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Arquitetura e sustentabilidade no desenvolvimento de uma aldeia indígena: a potência da troca de saberes

Palavras-chave: Indígenas, sustentabilidade, arquitetura

A presente comunicação é resultado dos estudos realizados no projeto de pesquisa voluntário sobre a situação das populações Indígenas em Joinville e região desenvolvido nos últimos anos pela universidade da Região de Joinville (Univille). Entre as problemáticas discutidas pelo projeto estão as dificuldades de efetivar o direito à terra, forma fundamental para garantir a soberania alimentar dos povos indígenas. A autonomia da posse e o pleno acesso aos recursos naturais são as condições para a produção de alimentos adequada às suas necessidades e cultura alimentar. Mesmo os povos com terras já regularizadas enfrentam dificuldades para promoção da soberania alimentar. Nesse processo, a equipe do projeto foi convidada a implantação de uma aldeia chamada Ka’aguy Mirim Porã na cidade de Araquari-SC, que tem o objetivo ser auto-sustentável e depender o mínimo possível da produção externa, tanto dos alimentos quanto da produção energética. O grupo de pesquisadores, professores e estudantes, visam compreender r a relação do povo indígena com o solo a ser habitado, as técnicas construtivas a serem aplicadas e os materiais utilizados para a materialização desta aldeia. Da mesma forma, também se quer entender como será pensado o viver nesta aldeia, como serão tratados os resíduos, a dependência ou não da energia elétrica e de que forma se encontrará água para a subsistência da aldeia. A pesquisa está sendo desenvolvida por encontros de “trocas de saberes” entre a comunidade indígena e várias áreas do conhecimento, entre elas a arquitetura. Até este momento conseguimos identificar geograficamente a aldeia e como estão sendo organizados os espaços dentro da mesma como a casa principal, a casa de reza, o local de cerimônias, as plantações e jardins. Também foram identificados os materiais adequados e possíveis para tais edificações. A experiência tem se mostrado extremamente enriquecedora uma vez que aldeia e universidade aprendem juntas.

Apoio / Parcerias: Aldeia Tekoa Ka’aguy Mirim Porã

ISSN: 1808-1665