8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Projeto Maratona desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros

Palavras-chave: autonomicidade, dirigibilidade, veículo elétrico

Os veículos elétricos estão ganhando cada vez destaque no mundo do automobilismo, não só pela limitação das reservas mundiais de petróleo, mas também devido a necessidade de reduções da emissão de gases poluentes para a atmosfera. Outra tendência convergente ao desenvolvimento dos veículos elétricos é a construção de veículos com tecnologias que viabilizem a autonomicidade parcial ou total dos veículos em termos de dirigibilidade. Diante disto, os cursos de Engenharia da Univille Campus São Bento do Sul, no âmbito do Projeto Maratona desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros, iniciaram o desenvolvimento de projetos envolvendo acadêmicos, docentes e empresas da região, num primeiro momento, visando a construção de veículos elétricos eficientes em termos de consumo de energia, e num segundo direcionado a aplicação de tecnologias que viabilizem a autonomicidade parcial da dirigibilidade do veículo. Neste sentido, a partir de 2015 a equipe iniciou o desenvolvimento de um veículo elétrico protótipo, que teve a sua funcionalidade e eficiência testada e aprovada por meio de testes em laboratório e em pista, e participação em competições acadêmicas nacionais. Em 2019 a equipe iniciou pesquisas relacionadas a autonomicidade veicular com foco em sistemas que auxiliem a dirigibilidade autônoma parcial, no que tange manutenção da aceleração e frenagem do veículo. As pesquisas realizadas evidenciaram que, para realizar o gerenciamento dos sistemas de aceleração e frenagem, poderia ser aplicado um sistema Arduino, que é uma plataforma eletrônica integrada com microcontrolador, que permite a sua programação através de um ambiente simples e eficaz que utiliza as linguagens C/C++. Diante desse contexto, a equipe desenvolveu um programa para o sistema Arduino que faz a leitura de um sensor de rotação que permite controlar a aceleração do veículo em um faixa de velocidade máxima e mínima previamente definida, de forma que, quando a velocidade tende a extrapolar estas faixas, o sistema Arduino envia comando de liga ou desliga para o motor elétrico do veículo, funcionando como um piloto automático. Para a frenagem de forma autônoma, o sistema Arduino recebe sinais dos sensores de presença que estão acoplados na dianteira do veículo, quando estes sensores detectam objetos a uma determinada distância, enviam sinal para que o Arduino acione o sistema de frenagem do veículo. Os sistemas implantados, nos testes realizados, apresentaram boa funcionalidade e evidenciam excelente oportunidade para a continuidade desta e de novas pesquisas que possam contribuir com o desenvolvimento de tecnologias que possam aplicadas em veículos autônomos.

ISSN: 1808-1665