8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA
De 19/10/2021 à 21/10/2021
A autogestão criativa de empreendimentos artesanais na perspectiva do design social: algumas ações do projeto DESOL 2021
- Irma Haensch Pereira, MSc, irma.haensch@gmail.com
- JULIANA FLORIANO, MSc, juliana.floriano@univille.br
- Fernanda Cristina da Silva Pereira, Graduando, fernandacristina.dsp25@gmail.com
- Bianca Boso Viana, Graduando, bia.bosoviana@gmail.com
- Cecilia Pereira Ferreira, Graduando, cecilia.p.ferreira@icloud.com
- Katia Regina da Silva Baeta, G, kalcbaeta@yahoo.com.br
- Cleide Barbosa dos Santos Dará , G, cleide.b.dara@gmail.com
Palavras-chave: design social, artesania, autogestão criativa
O Desol, projeto de extensão da Univille desde 2010, tem como objetivo aplicar o Design Social na autogestão criativa de empreendimentos em artesania, com foco no desenvolvimento de produtos com identidade cultural. Para isso, conta com equipe interdisciplinar de professores, egressos e alunos, voluntários e parceiros junto a artesãos ou grupos artesanais produtivos de Joinville e região, por meio de conhecimentos teóricos e práticos da área do design, aplicados também à gestão produtiva e à comunicação dos empreendimentos de artesania.
Em 2021, diante do isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, o projeto permaneceu com atividades virtualizadas. Desta maneira, foram ofertados três workshops sobre ferramentas práticas para criação de conteúdo nas redes sociais, atendendo demanda identificada em uma pesquisa realizada com o público participante no início do ano letivo, que foram conduzidos pela mestranda em Design Profissional da Univille, Thais Soares da Silva. Para início destas atividades, a profa Irma Haensch Pereira, coordenadora do projeto, realizou uma live no instagram do projeto Desol com o convidado prof Elcio Ribeiro da Silva sobre o tema “Seus clientes estão em casa, e sua marca está onde?”.
Além disso, nas redes sociais do projeto foram publicadas contribuições metodológicas para a criação artesanal, revisando pontos da formação de 2020 e dicas sobre as tendências do artesanato com aplicações práticas. O projeto Desol também promoveu a formação “A relação entre Identidade Cultural e o Fazer Artesanal” para um grupo de costureiras da Casa Brasil Norte, em parceria com projeto O Farol, em dois encontros presenciais conduzidos pela artista plástica Katia Baeta.
Para o 2o semestre estão previstos assessoramentos em Identidade Visual realizados por alunos voluntários do curso de Design; e também assessoramentos sobre Planos de Marketing, que ocorrerão no componente curricular de Marketing, lecionado pela profa Fernanda Pozza da Costa. Para a condução desse processo, a profa Juliana Floriano realizou conversa online com o grupo participante do Desol, explicando as diretrizes e funcionamento desses assessoramentos. Ainda, a convite da profa Yoná da Silva Dalonso, será realizada uma entrevista pelos alunos da disciplina de Gestão de Projetos da especialização em Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas, para discutir com a equipe uma possível intervenção que atenda uma demanda específica.
Por fim, os resultados abrangem o fortalecimento da identidade cultural e sustentabilidade dos empreendimentos participantes, por meio de criações alinhadas aos conteúdos trabalhados nas publicações e assessoramentos, bem como na melhor exposição online dos produtos à venda.
Apoio / Parcerias: Empresa Döhler Têxtil, Manacá empreendimento artesanal, Inovapark, Prefeitura de Joinville, Posso Programa de empreendedorismo.
ISSN: 1808-1665