8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Uso de redes sociais como posicionamento de marcas: case mestrado profissional em design

Palavras-chave: Posicionamento, Redes Sociais, Marcas

Com a crescente necessidade que as empresas apresentam em se relacionar com seu público, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço nessa relação. Com isso, foi enxergada a oportunidade de contribuir para a comunicação interna e externa do Programa de Pós Graduação em Design da Univille através de seu posicionamento digital. Com isso o objetivo do projeto é relatar o processo de reposicionamento do Programa em suas redes sociais, em especial o Instagram. Para isso foi feita uma análise do então posicionamento do Programa, fazendo um levantamento das métricas alcançadas (curtidas, salvamentos, curtidas e compartilhamentos dos posts) nos períodos anteriores a março de 2020 – data de início do projeto. A partir dos resultados foi definida a estratégia para o novo posicionamento, onde foi utilizado o funil de vendas como ferramenta para englobar as principais linhas editoriais do Instagram e seus respectivos objetivos. Com isso foi implementado o plano de ação, o qual foi monitorado todos os meses para a observação das métricas alcançadas. Em março de 2021, depois de 1 ano, foi realizada uma segunda análise, dessa vez comparativa, entre os antigos resultados e os atuais, para detectar as falhas e melhorias. Os resultados alcançados satisfizeram as expectativas da autora, uma vez que captaram maior número de visitantes para o perfil, aumentaram o número de interações e trouxeram novos alunos para o Programa.

Apoio / Parcerias: CNPQ; Capes; Univille

ISSN: 1808-1665