8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Impactos da pandemia de coronavírus no Projeto de Extensão OI-Profissional: desafios perante o retorno das atividades presenciais

Palavras-chave: Orientação profissional, Pandemia COVID-19, Extensão Universitária

O presente trabalho visa abordar os impactos da pandemia de COVID-19 nas atividades do Projeto de Extensão OI-Profissional. Este projeto, cuja principal ação consiste na realização de grupos de orientação profissional para adolescentes de escolas públicas e privadas de Joinville e região, precisou reestruturar drasticamente suas práticas diante de um cenário de incertezas que demandam a necessidade de isolamento social. Nesse sentido, foram realizadas adaptações na estrutura das sessões aplicadas aos grupos, de modo que estes pudessem ocorrer de forma virtualizada. Além disso, priorizaram-se os atendimentos individuais, também virtualizados, que eram demandas pouco frequentes até então. Com as atividades ocorrendo totalmente de forma online, os estudantes se encarregaram de movimentar as redes sociais do projeto, trazendo temas e reflexões importantes relacionados à questão da escolha da profissão, como determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento e informação profissional. Esses itens compõem a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), utilizada nas sessões em grupo e subsidia teoricamente as intervenções realizadas, a fim de que os adolescentes em momento de escolha possam se desenvolver rumo à uma maturidade profissional. Para que as postagens se efetivassem, foi preciso articular teoria e prática, de modo a traduzir aspectos teóricos de forma acessível e atraente para as plataformas interativas. As supervisões, reuniões semanais entre os estudantes voluntários e bolsistas do projeto e os professores orientadores também foram alteradas, passando a ocorrer por meio da plataforma Microsoft Teams, utilizada pela universidade. No ano de 2021, com algumas atividades presenciais retomando seu curso, o projeto precisou se adequar aos protocolos de biossegurança das diversas instituições contempladas em suas atividades. Os grupos e atendimentos individuais realizados até o momento respeitaram os devidos protocolos, que preconizam o uso de máscara e a adaptação das atividades de modo a manter o distanciamento social. Nesse sentido, os materiais foram separados individualmente para evitar o compartilhamento de objetos e as salas foram organizadas de modo a garantir uma distância segura entre os participantes dos grupos. Destaca-se, ainda, que a manutenção dos encontros online garante encontros com adolescentes de outras cidades como, por exemplo, São Francisco do Sul, onde foi realizado um trabalho via Microsoft Teams e que não teria sido possível presencialmente devido ao deslocamento. Com isso, verifica-se que apesar dos impactos da pandemia ainda serem vivenciados, o projeto vem se ajustando com êxito e contemplando seus objetivos.

ISSN: 1808-1665