8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS AQUÁTICAS BÁSICAS APÓS UM PERIODO DE PRÁTICA NO PROJETO DE EXTENSÃO NATAÇÃO NA ESCOLA / NATESC

Palavras-chave: Escolares, extensão, ambientação aquática

Introdução: Ao iniciar a prática da natação, é preciso se ambientar ao meio aquático e para tal, diversos conteúdos fazem parte do processo ensino aprendizagem que culminam na aquisição das habilidades motoras aquáticas básicas, ou seja no ato de nadar. Essas habilidades antecipam e preparam para o ensino/ aprendizagem dos quatro estilos da natação, além de estimular a autonomia e segurança individual nos espaços aquáticos. Objetivo: Apresentar os resultados da avaliação dos escolares referente as habilidades motoras aquáticas básicas de acordo com os conteúdos desenvolvidos na fase de Ambientação Aquática. Métodos: estudo com modelo de campo e investigação exploratória descritiva. Participaram das atividades 76 escolares (de 10 a 12 anos, matriculados no projeto de extensão NATESC no ano de 2020 e 2021), sendo 51 (67%) meninos e 25 (33%) meninas, com média de idade de 10,68±0,99 anos. Os escolares foram avaliados pelos extensionistas que atuam no projeto NATESC, de acordo com os conteúdos desenvolvidos nas aulas e os dados foram registrados em formulário específico. A escala de classificação das habilidades revela que o zero [0] significa “insatisfatório”, um [1] “regular” e dois [2] “satisfatório”, sendo 24 (100%) a pontuação máxima para avaliação. Salientando que o escolar precisa alcançar 70% da pontuação (17 pontos) para seguir o próximo nível de habilidades. Resultados: De acordo com a avaliação realizada e considerando todos os conteúdos, foi possível observar, por meio da estatística descritiva, que os meninos obtiveram média de 17,75 pontos e as meninas com 18,67 pontos. Essa pontuação representa que os meninos alcançaram 73,9% e as meninas 77,39% da pontuação máxima. Ao observar os conteúdos individualmente, verifica-se que a Respiração (92%M/100%F), o Salto na Posição de Pé (80%M/92%F) e o Domínio de Profundidade (75,5%M/80%F) alcançaram excelentes percentuais, e o conteúdo Deslize Dorsal (21,5%M/24%) foi o de menor percentual. Conclusão: Podemos concluir que os escolares superaram os 70% da pontuação máxima quando considerado todos os conteúdos referentes a aquisição das habilidades motoras aquáticas básicas. Esse percentual é de extrema relevância e caracteriza autonomia e segurança dos escolares no ambiente aquático, além de indicar que estão aptos a aprendizagem dos estilos da natação.

ISSN: 1808-1665