8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA SOBRE RISCOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE (RSS) PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE GRANDE PORTE DE JOINVILLE – SC.

Palavras-chave: Resíduos de saúde, educação , meio ambiente

Introdução e objetivos: Os resíduos de serviços de saúde (RSS) vêm sendo cada vez mais estudados devido aos riscos que podem provocar ao meio ambiente e à saúde humana. O enfermeiro se destaca pela Responsabilidade Técnica do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS), ficando responsável pela gestão correta dos RSS. Devido à pouca adesão ao descarte correto desses RSS, surge a dúvida “Quais os principais entraves para o desenvolvimento de uma forma inovadora de educação continuada para os profissionais da saúde a respeito do descarte correto de RSS, considerando a conscientização dos envolvidos?”. Esta atividade teve por objetivo analisar como se deu o desenvolvimento de uma proposta inicial de educação continuada inovadora, para as equipes de gerência de um hospital, com base em metodologias ativas de ensino, referentes ao manejo de RSS. Metodologia: Estudo experimental, longitudinal com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Municipal São Jose de Joinville SC (HMSJ) juntamente com atividades de extensão do Projeto ECOSAM. A população em estudo correspondeu a gerentes de área do hospital, escolhidos para serem multiplicadores em suas respectivas áreas. O curso de deu na modalidade presencial, utilizando a ferramenta Trello®, em 3 módulos: “Saúde e Meio Ambiente”, “Riscos de RSS e segregação”, “Plano de Gerenciamento Geral” e “Plano de Gerenciamento do HMSJ”; no período em julho de 2021. O estudo consistiu em analisar, por meio de questionários pré-teste e pós testes, a compreensão entraves sobre o tema Resultados: 20 profissionais concluíram o curso. Notou-se que o curso atingiu seu objetivo de conscientizar os profissionais sobre a necessidade do descarte correto dos RSS. Apenas 3 dos participantes tiveram uma nota inferior a 60%. Destaca-se o aproveitamento satisfatório nos módulos de conscientização (Saúde e Meio Ambiente e Segregação), mas um conhecimento inferior quanto a prática (Conhecimento do PGRSS), sendo este “principal entrave”, superado de forma satisfatória no pós teste. Conclusão: A educação continuada é de suma importância no ambiente hospitalar, e percebe-se a motivação e vontade de mudança dos profissionais. Entretanto, novas maneiras de levar o conhecimento aos profissionais sempre devem ser pensadas, levando maior adesão e motivação ao aprendizado e multiplicação do conhecimento.

ISSN: 1808-1665