8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

O IMPACTO DO PROGRAMA DE APOIO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA QUALIFICADA E CENÁRIO E CENÁRIO DOS ATENDIMENTOS PRESTADOS VISANDO NOVAS ESTRATÉGIAS

Palavras-chave: produção científica, qualificação, pesquisa

INTRODUÇÃO: A produção científica qualificada em vem sendo um dos principais nortes de qualquer universidade, seja pública, privada ou comunitária. Trata-se de um meio de divulgação de conhecimento que qualifica a instituição e mostra não só para a comunidade científica, mas também para a sociedade como um todo os trabalhos e os impactos advindos dos trabalhos em pesquisa que são realizados. É neste cenário que a Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE – vem trabalhando dentro do seu Planejamento Estratégico Institucional (PEI) , que culminou na Resolução no 28/18, que criou o Programa de Apoio e Incentivo à Produção Científica (PAIPC). Este trabalho visa avaliar qual o impacto deste serviço e qual o cenário da produção científica da UNIVILLE em termos de busca da qualidade das publicações? METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo retrospectivo, de análise documental, compreendido entre o período de julho de 2018 até dezembro de 2019; com análise parametrizada com itens encontrados na literatura científica. Correspondeu a uma etapa prévia de pesquisa literária com o tema “porque os artigos voltam”, sendo determinados os itens mais relevantes. Posteriormente, fez se consulta aos registros de atendimentos e elencou os motivos mais relevantes que apresentavam respaldo na literatura. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado da etapa prévia, ficou elencado 13 pontos de fragilidade de publicações que nortearam as ações das atividades. Divulgações em colegiados e relaização Oficinas ligadas ao PAIPC foram realizadas. No período de atendimento teve-se um total de 76 atendimentos, no qual as principais buscas eram por “ajuda na escolha do periódico” e apoios na “bioestatística”. Quanto a origem das demandas, o Mestrado em Engenharia de Processos (17) e o Mestrado em Patrimônio (12) foram os que mais apareceram nos atendimentos. A graduação (15) também foi frequente. Notou-se um maior número de alunos do que de professores nos atendimentos. CONCLUSÕES: Notou-se um impacto positivo e a percepção de um cenário predominantemente de alunos de pós graduação do que de professores. As próximas ações de divulgação serão direcionadas aos alunos de pós graduação usando o espaço das disciplinas de metodologia de pesquisa, e para os graduandos, a divulgação será realizada nas disciplinas de TCC. Serão realizadas também Oficinas para os públicos-alvo citados sobre elaboração e submissão de artigos.

ISSN: 1808-1665