8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

TECNOLOGIAS DIGITAIS E PERCURSOS SINGULARES NA FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFORMA EM FOCO.

Palavras-chave: Formação docente, Tecnologias digitais, Psicologia

O presente estudo teve como objetivo verificar o modo como as tecnologias digitais compõem os percursos de formação docente oferecidos pelo projeto Performa. O projeto Performa iniciou em 2019 pelos coordenadores Allan Gomes, Aliciene Cordeiro e Gabriela Kunz Silveira. Por conta da pandemia o projeto se tornou um estágio direcionado a alunos do 5º ano do curso de psicologia, e avaliou os sentidos e efeitos da desigualdade social no trabalho docente, através de encontros virtuais com professores da educação básica. O percurso de formação docente foi baseado em métodos e técnicas direcionados a eixos temáticos, sendo: 1) Biográfico; 2) Trabalho; 3) Conceitual; 4) Estético e 5) Coletivo (GOMES; CORDEIRO; SILVEIRA, 2019). A metodologia deste estudo está pautada na abordagem qualitativa juntamente com o levantamento de dados bibliográficos, realizada através da observação participante com os estagiários do Performa e professores participantes do percurso docente. Nesta pesquisa foi realizado acompanhamento do trabalho de 24 estagiários dos 5 anos do curso de psicologia matutino e noturno ao longo do 1 semestre de 2021, analisando as experiências que eles relataram em supervisão de estágio. Ao final do percurso desenvolvido pelos estagiários com os professores, foram encaminhados dois questionários a todos que participaram do projeto Performa, com o objetivo de avaliar o impacto das tecnologias digitais empregadas. Os resultados da pesquisa foram analisados com base na teoria Sócio-Histórica da psicologia, e se evidenciaram em duas perspectivas, a primeira em relação aos estagiários que em sua maior parte não encontraram dificuldades para realizar o percurso de forma online, porém, 63,6% acreditam que teria sido mais produtivo se fosse presencial. Na perspectiva dos professores, para 80% foi preferível de forma virtual, pois por conta de suas grandes demandas de trabalho não encontrariam tempo para realizar o percurso presencialmente, e gostaram do trabalho relatando que “Foi uma experiência única e especial”. Dessa forma, conclui-se que as tecnologias digitais podem ser benéficas em um contexto de formação docente. Mas do ponto de vista dos estagiários, apesar de identificarem que foi um processo produtivo, a preferência seria pela presencialidade, pois estes imaginam que ela permitiria encontros potencializadores e significativos.

Apoio / Parcerias: Demanda Interna Anual, UNIVILLE UNIEDU, artigo 170

ISSN: 1808-1665