8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO PROJETO OI PROFISSIONAL - UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA EMEP

Palavras-chave: Orientação profissional, EMEP, Extensão universitária

O Projeto de Orientação e Informação Profissional - OI-Profissional é um projeto de extensão da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE desenvolvido desde 2007. Tem por objetivo desenvolver ações de orientação e informação profissional para estudantes do ensino médio de escolas das redes pública e privada de Joinville, como daqueles que estão inseridos nas instituições como jovens aprendizes. Uma das modalidades de orientação profissional oferecida é a grupal. Nesta modalidade, os estudantes participam de seis sessões. Durante os encontros são abordados temas relacionados a escolha da profissão por meio de atividades. A perspectiva é proporcionar a reflexão sobre o processo de escolha da profissão, contribuindo para a evolução da maturidade para esta escolha. Para avaliar esta evolução, é aplicada na 1ª e 5ª sessões a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP (NEIVA, 2014), um instrumento aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. A escala é formada por 45 itens distribuídos em cinco subescalas que compõem fatores da maturidade para a escolha. Determinação avalia quanto o indivíduo está definido e seguro com relação à sua escolha profissional. Responsabilidade avalia quanto o indivíduo se preocupa com a escolha profissional e empreende ações para a efetivação desta escolha, responsabilizando-se por esta decisão. Independência avalia quanto o indivíduo está definindo sua escolha profissional de forma independente em relação à influência da família, amigos ou meios de comunicação. Autoconhecimento avalia quanto o indivíduo considera que conhece os diferentes aspectos de sua pessoa que são importantes para a escolha profissional, tais como interesses, habilidades e valores. Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional avalia quanto o indivíduo considera que conhece os diferentes aspectos da realidade socioprofissional como profissões, mercado de trabalho, instituições de ensino e cursos. Em 2021, até o momento de elaboração deste resumo, a EMEP foi aplicada em pré e pós orientação profissional a 21 participantes do OI-Profissional. Dentre estes 21 participantes, 9 apresentaram uma evolução na Determinação, 6 na Responsabilidade, 9 na Independência, 7 no autoconhecimento e 13 no conhecimento da realidade educativa e socioprofissional. Referente à evolução global da maturidade para a escolha profissional, 12 participantes obtiveram um avanço. As atividades realizadas contribuíram significativamente para esse avanço nos participantes, proporcionando a reflexão e discussão de pontos importantes no processo de escolha profissional. Os dados apresentados não são generalizáveis considerando o pequeno número de participantes avaliados, entretanto, o feedback indica que a participação no OI-Profissional auxilia no processo de escolha da profissão.

ISSN: 1808-1665