8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

A Psicologia como estratégia de conscientização a respeito da importância da vacinação: um levantamento no âmbito acadêmico

Palavras-chave: vacina, acadêmicos, saúde

Esta pesquisa propõe uma reflexão acerca dos hábitos de vacinação em sujeitos que estão inseridos no âmbito acadêmico, estimulada a partir do momento pandêmico que tem afetado a saúde pública. O objetivo é compreender a importância que os estudantes atribuem à vacina na promoção da saúde pública, bem como analisar as contribuições da Psicologia para conscientização da população. Trata-se de pesquisa de campo, quantitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário online dirigido a acadêmicos de cursos em universidades ou faculdades da cidade de Joinville/Santa Catarina e região, com idade acima de 18 anos, de modo a compreender suas percepções no que se refere à vacinação. O esperado é que a análise dos dados colhidos indique o exercício ou não da vacinação dos sujeitos participantes da pesquisa, quais as concepções que esses acadêmicos têm sobre o tema, incluindo possíveis mitos, qual a fonte de informações que possuem e como as repassam. A amostra utilizada constou com 70 participantes válidos, sendo 98,6% residentes na cidade de Joinville com a faixa etária predominante de 18 a 25 anos (97%), matriculados em cursos de ensino superior de diversas áreas. Dentre os dados coletados, a parte majoritária (94,3%) indicou a vacinação como primordial para a saúde pública, e indicaram pontos subjetivos a respeito de sua opinião. Já referente às informações das vacinas, cerca de 75,7% dos respondentes alegaram pesquisar a respeito das vacinas e se mostraram interessados minimamente, principalmente, quando relacionadas às vacinas da Covid-19. A maioria dos participantes (82,9%) já teve contato com informações suspeitas e sem fonte confiável a respeito de vacinação pelas redes sociais. Foi possível identificar que a parte minoritária da amostra (1,4%) já optou por não se vacinar por entender que a vacina poderia lhe causar algum dano, apresentando explicações individuais para tais escolhas e demonstrando que não foram tomadas decisões generalizadas para todas as vacinas. Dentre os respondentes, a maioria (91,4%) indicou que a psicologia é uma ciência da saúde e possui um papel de conscientização sobre a importância da vacinação e sua contribuição ativa sobre este processo. A apresentação dos dados é parcial, já que a análise está em andamento, no entanto, é possível verificar a pré-disposição dos participantes em aceitar a vacinação como ação para a melhoria da saúde pública.

Apoio / Parcerias: não se aplica

ISSN: 1808-1665