8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Ações de prevenção do excesso de peso infantil no ambiente escolar: uma revisão narrativa

Palavras-chave: Excesso de peso infantil, Ambiente escolar, Hábitos saudáveis

O excesso de peso (EP) é representado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que acarreta prejuízos à saúde do indivíduo. Nas últimas décadas essa condição tem aumentado consideravelmente na população mundial, em especial a infanto-juvenil. Devido grande potencial de danos, a longo prazo, ocorre o aumento na prevalência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis. Em relação à prevenção do EP a escola torna-se um importante colaborador para desenvolvimento de atividades educativas. Portanto, o estudo teve como objetivo geral: analisar as ações de prevenção do excesso de peso infantil desenvolvidas no ambiente escolar publicadas na literatura científica. Tratou-se de uma revisão narrativa da literatura. A busca dos artigos se deu nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) de acordo com os seguintes critérios de inclusão: publicações dos últimos 5 anos, com texto completo, acesso gratuito e em português. Foram utilizados os descritores de acordo com o Decs: “Obesidade Pediátrica”; “Serviços de Saúde Escolar”; e, “Estudantes”. A pesquisa foi desenvolvida considerando as 3 etapas metodológicas: seleção das publicações relevantes, interpretação dos trabalhos escolhidos e análise dos resultados e redação da revisão narrativa. A amostra foi composta por três artigos. Todos os artigos indicaram ações e intervenções cuja finalidade era a redução do excesso de peso dos escolares. Os principais resultados encontrados nos artigos relacionavam-se com ações de prevenção voltadas aos hábitos alimentares saudáveis e as práticas de atividades físicas pelos escolares. Evidenciou-se o impacto positivo na prevenção do EP quando as ações foram realizadas no ambiente escolar. Em relação a promoção de hábitos alimentares saudáveis foi demostrado que o envolvimento dos professores e dos pais nas atividades proporcionou uma melhor adesão às recomendações. E o outro aspecto demonstrado como positivo foi o fornecimento da merenda escolar e a implementação de hortas educativas com a participação ativa dos estudantes no cultivo das hortaliças. Por meio da presente revisão evidenciou-se a relevância da temática devido ao impacto negativo do excesso de peso na saúde da criança, bem como o impacto positivo em relação ao desenvolvimento de atividades preventivas no ambiente escolar.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/Univille), UNIEDU - SC,

ISSN: 1808-1665