8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Invisibilidade social das pessoas em situação de rua: um relato de experiência sobre educação em saúde em uma escola de ensino médio na região de Joinville-Santa Catarina

Palavras-chave: Pessoas em Situação de Rua, Educação em saúde , Relações Comunidade-Instituição

Introdução: O Projeto Humanizar tem como objetivo permitir maior visibilidade social para a população em situação de rua (PSR). O projeto interdisciplinar abarca os cursos de graduação de Enfermagem e Medicina da UNIVILLE, dentre professores, voluntários e bolsistas. O Departamento de Extensão tem como um dos objetivos promover capacitações por meio de metodologias ativas em Escolas de Ensino Médio abordando a temática de forma mais humanizada e científica. Objetivo: Descrever a experiência de educação em saúde elaborada para escola do ensino médio. Metodologia: Para inovar na extensão com escola em meio a pandemia do Covid-19 e manter a parceira do projeto foram realizadas atividades e integração entre os estudantes e professores de forma totalmente virtual. Ocorreram encontros, por meio da plataforma do Google Meet. O primeiro contato com a Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, contou com a presença dos membros do projeto, assim como a coordenação e professores da instituição. Na primeira etapa, foram discutidas as situações geográfica e social do território onde fica a escola, iniciando assim um processo de compreensão e diagnóstico da realidade local vivenciada pelos estudantes. Após, a equipe do Humanizar elaborou um projeto de planos de ensino que discutam a humanização, as vulnerabilidades (processo saúde doença) e que pudessem ampliar a visão dos estudantes do ensino médio sobre a invisibilidade social. Resultados: Com o levantamento de necessidades o projeto Humanizar e os professores da escola verificaram que havia necessidade de trabalhar a temática primeiramente com os professores e coordenação da escola por meio de uma roda de conversa interativa. A roda de conversa foi um momento de construção coletiva e troca de conhecimentos que geraram uma interação importante e apoiaram os professores com materiais para serem utilizados como ferramentas de ensino/aprendizagem em suas aulas. Como resultado, em 2021, está ocorrendo a continuidade da ação em parceria com os bolsistas da estratégia PROESDE- UNIEDU com vínculo institucional com a universidade, que irá trabalhar a temática com os estudantes em sala de aula. Considerações finais: O entendimento populacional sobre as causas e motivos de uma pessoa entrar em situação de rua é vital para o passo de diminuir o preconceito, sendo que essa informação é mais bem dada em uma área de ensino como uma escola e para pessoas jovens que conseguem compreender as ideias lecionadas de maneira mais eficiente.

Apoio / Parcerias: Univille-Projetos Integrados

ISSN: 1808-1665