8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

VISIBILIDADE À PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO HUMANIZAR EM CAMPANHAS SOCIAIS

Palavras-chave: Pessoas em Situação de Rua, Vulnerabilidade social, Aliado social

Introdução: O Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão intitulado “Trabalhando as causas evitáveis que condicionam pessoas a viverem em situação de rua: uma análise do itinerário por redes de apoio” - Humanizar, composto por quatro departamentos, intervenção, marketing, pesquisa e extensão que objetivam otimizar as atividades do projeto, possibilitando visibilidade para as pessoas em situação de rua (PSR). O departamento de intervenção é composto por nove acadêmicos, de cursos da área da saúde, e dois professores orientadores. Objetivo: O objetivo do departamento de intervenção é realizar campanhas de arrecadação, com a ajuda da comunidade acadêmica e joinvillense. Descrição caso: Devido a pandemia de Covid 19, as atividades presenciais de educação em saúde com a população foram suspensas, motivando o departamento a desenvolver campanhas de arrecadação por meio das mídias sociais, com pontos de coleta pela cidade, incluindo a Universidade Univille e a empresa Metronorte. No início do ano de 2020, foram realizadas duas campanhas sociais, a primeira em junho para arrecadação de garrafas pets, utilizadas na confecção dos kits de higiene (água e sabão), além de cobertores e roupas. A segunda, motivada pelo Outubro Rosa, promoveu a arrecadação de produtos de higiene pessoal, roupas e calçados para as mulheres em situação de rua. Os itens arrecadados foram doados para Centro de Apoio à População em Situação de Rua, Casa Vó Joaquina e Associação Eis-me Aqui (associações beneficentes sem fins lucrativos). Até o ano de 2020, essas eram as entidades mais próximas do projeto Humanizar, porém no ano de 2021, houve a ampliação da rede de parceiros que auxiliam as PSR, e foram contatadas, por email, a Casa Terapêutica Ramá, o Projeto Céu Aberto e a Associação terapêutica Outra Chance. Em maio de 2021, foi realizada uma nova campanha de itens de higiene, garrafas pets e roupas de inverno, os pontos de arrecadação e suporte foram os mesmos do ano anterior, e foram contabilizados 60 itens e kits de higiene pessoal e mais de 200 peças de roupas. As roupas foram distribuídas igualmente entre o Centro POP e a Comunidade Eis me aqui, e os kits e itens de higiene, doados para o Centro POP, devido a necessidade relatada. Conclusão: As campanhas sociais auxiliam na visibilidade a PSR, por certo o departamento de intervenção impacta positivamente e por meio da responsabilidade social enriquece a vivência extra muros dos acadêmicos envolvidos, além de apoiar as entidades de acolhimento a PSR.

Apoio / Parcerias: Univille-Projetos integrados

ISSN: 1808-1665