8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Aulas remotas em tempos de isolamento social: diretrizes para as práticas digitais do ensino médio em Santa Catarina

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino médio, Aulas remotas

Embora o uso das tecnologias digitais nas instituições educacionais tenha sido significativo nos últimos anos, em 2020, diante da realidade cruel da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, as tecnologias digitais passaram a ser a principal possibilidade de continuar as atividades educacionais. Frente a esse cenário, o objetivo da pesquisa é analisar as diretrizes propostas pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina na formação das práticas digitais dos professores de Ensino Médio para as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pois, a dinâmica do ensino presencial e remoto se configuram de maneira diferente. Citelli (2016) aponta para a necessidade de várias etapas nesse processo, entre elas a (in) formação, a maturidade reflexiva, vínculos com o conhecimento. Para tanto, a pesquisa foi realizada no site (http://www.sed.sc.gov.br/) da Secretaria de Estado da Educação - SED de Santa Catarina, visando buscar diretrizes, materiais, formação para as aulas remotas aos professores do Ensino Médio. Foi encontrado o Programa chamado "SC em formação", que passou a ser analisado, tendo em vista, que não foram encontrados outros materiais. O Programa conta com 2 ciclos de formação. O primeiro ciclo aconteceu entre os meses de abril e maio de 2020 e contou com 31 palestras. O segundo ciclo aconteceu entre agosto e novembro de 2020, com 28 palestras. Todas as palestras aconteceram em formato de webinar, com duração em média de 1h30min cada encontro, as quais estão disponíveis no site da Secretaria. Ao analisar o Programa, observou-se que o primeiro ciclo de formação teve como principal finalidade apresentar aos professores ferramentas e estratégias que pudessem ser utilizadas nas aulas remotas, especialmente, dos recursos da plataforma Google Classroom, que foi adotada pelas escolas estaduais. Já no segundo ciclo de formação, houve uma abordagem maior para os organizadores curriculares das etapas do Ensino Fundamental. Nesse ciclo, foi possível encontrar três palestras desenvolvendo temas referentes às tecnologias digitais, entretanto, não abordaram conteúdos específicos para disciplinas do Ensino Médio. Os palestrantes escolhidos são um dos destaques das formações, especialistas em suas áreas de conhecimentos e, em sua maioria, professores experientes, compartilhando trocas significativas nesse novo cenário mundial. A iniciativa governamental evidencia uma preocupação na área de formação e capacitação docente. Contudo, percebe-se que ainda há espaço para aprofundar as discussões e disponibilizar materiais didáticos para as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, sobretudo, no Ensino Médio.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1808-1665