8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

A cultura digital e a prática educativa de professores do ensino médio

Palavras-chave: Cultura digital, Ensino Médio, Práticas educativas

Esta pesquisa qualitativa, utilizando de entrevistas semiestruturadas aplicadas de modo online, busca conhecer as práticas educativas com tecnologias digitais de professores do Ensino Médio, formados entre 2010 e 2020, que atuam na rede estadual no município de Joinville/SC, considerando que estão inseridos na cultura digital. Atualmente, o fenômeno das tecnologias digitais permeia as atividades humanas diárias, constituindo a cultura digital. Os professores e estudantes do Ensino Médio, imersos neste contexto cultural e fazendo uso das tecnologias digitais em seu cotidiano, precisam encontrar no espaço escolar um lugar de conhecimento, interação e discussão crítica sobre os artefatos, instrumentos, aplicativos e demais elementos oferecidos pelas tecnologias à escola, construindo sua consciência individual e social de sujeitos imersos na cultura digital. Seguindo a abordagem teórica da cultura, tecnologias digitais e práticas educativas no Ensino Médio de Bauman (2011; 2012; 2013), Santaella (2004; 2007; 2010; 2013) e Dayrel et. al. (2014), esta pesquisa conhece práticas e concepções na cultura digital de sete professores de diferentes escolas e disciplinas do Ensino Médio de Joinville/SC. Considerando o tempo da pesquisa durante a aplicação das aulas remotas devido ao COVID-19, percebe-se, na análise dos dados, a constante narrada pelos professores do uso abrangente das tecnologias, necessidade de formação crítica para uso dos recursos digitais e necessidade de criticidade na compreensão dos novos espaços, papéis do professor mediador e aluno protagonista e das novas práticas colaborativas com as tecnologias digitais. A pesquisa se coloca na abertura crítica das discussões sobre as tecnologias digitais como elementos culturais atuais e seus impactos nos sujeitos, espaços e nas práticas escolares contemporâneas.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1808-1665