8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS INICIANTES E EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente., Educação infantil, Documentação pedagógica

Este texto apresenta a síntese de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR, que integra o PPGE da UNIVILLE. Teve como objetivo geral compreender o percurso do desenvolvimento profissional docente de Professoras Iniciantes e Professoras Experientes acerca da documentação pedagógica. E como objetivos específicos: elucidar o percurso formativo e as compreensões acerca da documentação pedagógica de professoras da educação infantil; identificar as práticas de documentação pedagógica produzidas por professoras iniciantes e experientes da educação infantil, estabelecendo aproximações e distanciamentos; analisar as principais lições acerca da documentação pedagógica deixadas por professores iniciantes e experientes da educação infantil ao desenvolvimento profissional docente. O referencial teórico pautou-se nas ideias de Ostetto (2000, 2001, 2006, 2012, 2017), Oliveira (2012, 2019, 2021), Oliveira-Formosinho (2019), Marcelo Garcia (1995, 1999, 2002, 2009, 2010, 2016), Imbérnon (2000, 2010), Huberman (2000), Nóvoa (2009, 2019) e Vaillant e Marcelo Garcia (2012, 2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa. Como procedimentos utilizamos: entrevista narrativa realizada via Plataforma Teams; análise de documentos produzidos pelas professoras, e um ateliê de autobiografia docente. Como resultados das análises, destacamos que a aprendizagem acerca da documentação pedagógica não foi suficiente na formação inicial, e se pôs como um desafio comum nas práticas. Identificamos que as Professoras Iniciantes tiveram o privilégio de aprender mais acerca do conceito e práticas de registros, que compõem a documentação pedagógica nos processos de formação continuada devido a um movimento de formações que integrou a temática aos grupos de estudos das instituições. As compreensões acerca da documentação pedagógica, indicam a relevância que as professoras identificam em suas produções, enquanto registros que servem às crianças e famílias e para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido. A formação colaborativa também teve destaque, pois proporciona trocas entre professores que fazem desses momentos oportunidades de desenvolvimento profissional docente. Quanto às práticas de documentação pedagógica, destacam-se o uso de vídeos e fotografias, úteis para a elaboração dos registros na etapa da Educação Infantil. As lições identificadas traduzem a busca da produção de documentação pedagógica que coloque a criança como protagonista, e da importância de ações promovidas nas formações e do reconhecimento das lacunas que podem servir de material de estudo nos grupos formados nas instituições.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville/Secretaria de Educação.

ISSN: 1808-1665