8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES: AMÉRICA LATINA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Trabalho docente, Formação docente, América Latina

Este trabalho fez parte de uma pesquisa do Grupo de Estudos em Formação e Trabalho Docente (GETRAFOR) vinculado à Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). A pesquisa buscou-se aproximar dos saberes que foram produzidos e publicados sobre educação, no contexto da América Latina, destacando aqueles que abordam a temática formação e trabalho docente, e a partir disso, evidenciar os temas de pesquisa encontrados nestas produções. Foi realizando um levantamento bibliográfico em diversas bases de dados, como Scientific Electronic Library Online (SciELO). Buscou-se publicações no período de 2009 a 2018, e a partir dos seguintes descritores: América Latina + Trabalho docente, América Latina + Formação docente, América Latina + Docência e América Latina + Docente. Para as análises, delimitou-se dois critérios: a) Proximidade com a proposta da pesquisa; b) Idioma de publicação: artigos escritos em língua portuguesa. Sendo assim, a partir destes filtros, obteve-se 5 artigos para argumentação. Com base nas leituras realizadas, destacaram-se algumas interposições de ideias presentes nos estudos como: A década de 1990 foi marcada por mudanças no contexto da América Latina e Caribe, a nível social, econômico e político. Evangelista e Triches (2012) pautaram algumas consequências no trabalho docente a partir do alargamento das funções do professor, que não compactua com o aumento das condições de trabalho que são ofertadas. Esta ampliação está ancorada em documentos emitidos pelas Organizações Multilaterais (OM). destacam-se também outras organizações como o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (PREAL), presentes no contexto educacional dos países estudados de forma direta ou indireta. (TELLO e ALMEIDA, 2014). O que pode-se inferir a partir dos dados é que existem duas preocupações primordiais entre os pesquisadores, sendo a primeira uma inquietação quanto ao levantamento das organizações que tem participação na formulação de documentos e diretrizes para a educação. E a segunda é referente às condições de trabalho do professor no contexto educacional.

ISSN: 1808-1665