8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Estado da arte sobre letramento acadêmico no Brasil envolvendo professores formadores de professores

Palavras-chave: letramento acadêmico, professores formadores de professores, estado da arte

A pesquisa tem como objeto de estudo o estado da arte sobre letramento acadêmico no Brasil, envolvendo professores formadores de professores. O objetivo é verificar a dimensão das pesquisas sobre letramento acadêmico no Brasil, considerando especialmente o professor formador de professores. Trata-se de um apoio às pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Leituras e Escritas em Práticas Educativas (LEPEd), ligado ao Mestrado em Educação. Está sendo realizado o levantamento das pesquisas desenvolvidas no Brasil, sobre letramento acadêmico. Estão sendo considerados: teses, dissertações e artigos acadêmicos sobre letramento acadêmico desenvolvidos no Brasil, nos últimos 5 anos. O trabalho apoia-se na leitura analítica dos títulos e dos resumos, para a tabulação de dados. Portanto, na primeira etapa, observamos que na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), até o momento, há uma significativa ausência de textos relacionados à temática estudada, confirmando a necessidade de continuidade da pesquisa sobre letramento acadêmico envolvendo os professores formadores de professores. A segunda parte do projeto envolve a leitura do Catálogo de Teses e Dissertações, além de artigos disponibilizados pela CAPES. A importância do letramento para a educação superior, visto sob a ótica do professor, poderá contribuir para novas reflexões sobre a constituição da formação do professor. A universidade tem um papel importante a ser feito, que é aprimorar as práticas de letramento dos seus alunos, promovendo uma sociedade cada vez mais letrada. Analisaremos as práticas feitas pelos professores resultantes de suas próprias trajetórias de contato com materiais escritos, para identificar as contribuições trazidas pela formação na constituição de um professor que trabalhe na perspectiva do letramento.

Apoio / Parcerias: UNIEDU - Art. 170 FAP/UNIVILLE

ISSN: 1808-1665