8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Atividades de reforço no PIBID: uma tentativa de efetivar o aprendizado de Língua Inglesa com turmas de 6º ano

Palavras-chave: PIBID, Atividades de reforço, Língua inglesa

Assolada pela pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, a educação, em especial, necessitou de diversos rearranjos no que tange ao funcionamento das escolas e, consequentemente, da troca de conhecimento. Após quase um ano em total distanciamento social, as escolas passaram a oferecer a modalidade híbrida de ensino. Nessa perspectiva, o trabalho realizado por dois bolsistas do Subprojeto de Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - CAPES, vinculados à Universidade da Região de Joinville, em parceria com a Escola Municipal Professor Bernardo Tank - Joinville, tem por objetivo planejar atividades de reforço, norteadas pelas proposições de Luckesi (1999), com o intuito de retomar conteúdos de Língua Inglesa trabalhados em sala de aula pela professora supervisora do projeto. Considerando a modalidade híbrida, os bolsistas planejam e elaboram suas atividades para serem aplicadas durante a semana em que os alunos permanecem em casa. A proposta é constituída por uma reunião on-line, através do Google Meet, em que são expostos e discutidos os conteúdos planejados e são realizadas as atividades relacionadas ao tema trabalhado. Os encontros, de uma hora e vinte, ocorrem a cada duas semanas com três turmas de 6º ano. Durante a reunião virtual, pensada linearmente com o plano de aula da professora supervisora, os bolsistas e alunos da escola compartilham de diversos conhecimentos. Por um lado, os bolsistas, expondo o objeto de conhecimento a ser estudado, assim como exemplos de uso na prática, vocabulário e, como efetivação do aprendizado, uma avaliação, por outro, os alunos, que instigados pelas provocações fazem indagações, respondem a questionamentos e complementam explicações. O que se busca com essa troca, além da iniciação à docência dos bolsistas, é a efetivação do aprendizado da Língua Inglesa pelos alunos da escola parceira. Os resultados observados, até o momento, apontam que os alunos demonstram grande interesse pela troca de conhecimento, uma vez que participam dos diálogos na reunião, seja respondendo ou elaborando perguntas. Ademais, outro ponto que chamou atenção dos bolsistas é a necessidade do contato com os colegas sinalizada pelos alunos. Contudo, é possível afirmar que, seja pela simples troca de conhecimento, ou pela relação humana com os colegas, a proposta cumpre seu objetivo, posto que os alunos se mostram interessados e as respostas às avaliações são condizentes com as expectativas dos bolsistas.

Apoio / Parcerias: PIBID

ISSN: 1808-1665