8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

A presença das TDICS (tecnologias digitais de informação e comunicação) na proposta pedagógica do curso de Psicologia nas universidades de Santa Catarina

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Projeto pedagógico, Psicologia

Este projeto foi desenvolvido com o intuito de apresentar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Psicologia de Universidades de Santa Catarina. Considerando que as tecnologias fazem parte do mundo contemporâneo e tendem cada vez mais a estarem presentes na educação, o objetivo desta pesquisa é analisar a inserção das TDIC nas propostas pedagógicas de onze cursos de Psicologia de universidades do estado de Santa Catarina. A partir da pesquisa bibliográfica foi aplicado o método de pesquisa documental e análise de conteúdo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). De todas as Universidades de Santa Catarina que ofertam o curso de Psicologia somente seis têm o PPC disponível em sites da instituição: UFSC, UNIVILLE, FURB, UNIVALI, UNESC e UNOCHAPECÓ. Ao analisar os documentos destas universidades verificou-se que as TDIC são abordadas no que tange à estrutura dos campi e aos projetos de pesquisa e extensão. As atividades didático-pedagógicas podem contar com o ambiente virtual de aprendizagem, que são disponíveis para todos os cursos. Em relação ao curso de Psicologia, a TDIC aparece no PPC de duas universidades como oferta de disciplinas na modalidade semipresencial, e não como um conteúdo voltado à formação do psicólogo. Sendo assim, os estudantes convivem com as TDIC diariamente, todavia, não fica evidente nas ementas das disciplinas dos cursos analisados que há um estudo sobre a influência das tecnologias na vida psíquica das pessoas. Portanto, os resultados indicam que as TDICs estão mais direcionadas ao ambiente e ao recurso das universidades do que necessariamente voltadas especificamente aos conteúdos do curso de Psicologia.

Apoio / Parcerias: Bolsa UNIEDU- Estado de Santa Catarina

ISSN: 1808-1665