8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

O planejamento da prática pedagógica na educação infantil sob a perspectiva do letramento do professor

Palavras-chave: educação infantil, planejamento, letramento do professor

A pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado em Educação e tem como objetivo principal verificar as percepções de professores de educação infantil acerca do planejamento de sua prática docente como uma atividade escrita inerente à profissão docente e, nesse sentido, relacionada ao letramento do professor. Optou-se por realizar um estudo qualitativo, utilizando-se para a geração de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada com 6 professoras que atuam em turmas de 4 e 5 anos em CEIs da rede municipal de Joinville. As professoras consideram o planejamento um norte para a sua atuação diária, é flexível, permitindo adequações no decorrer das vivências e circunstâncias ocorridas no cotidiano da educação infantil. Sua flexibilidade se dá também, por considerar os interesses que as crianças apresentam nas rodas de conversa e momentos de brincadeira, que são sempre observadas e acompanhadas pelas professoras. Por meio das entrevistas, ficou evidente que aprender a elaborar um planejamento faz parte do fazer docente e sua elaboração sofre alterações conforme o local de trabalho. O planejamento elaborado pelas professoras entrevistadas parece ser organizado a partir de uma descrição do que acontecerá no decorrer do dia, considerando tempos e espaços utilizados para as vivências e momentos oportunizados com as crianças. Um dos resultados da pesquisa evidenciou a contribuição da coordenação pedagógica no processo de aprendizagem quanto à elaboração do planejamento pedagógico e o fazer docente, o que sugere a formação em serviço oportunizada no próprio local de trabalho. As trocas feitas entre os professores, por meio de conversas informais ou em momentos de reflexões oportunizados pelas coordenações, também são reconhecidos como momentos de aprendizagem e aprimoramento do fazer docente. Outro aspecto mencionado pelas professoras entrevistadas é em relação à importância da leitura para o aprimoramento docente e como suporte fundamental para enfrentar os desafios diários da professora de educação infantil. O conhecimento e apropriação de documentos oficiais também apareceu nas falas das professoras como uma base importante para a elaboração do planejamento, o que reforça aspectos do letramento dentro da profissão docente. Neste aspecto há um caminho que apresenta o letramento docente como uma condição indispensável ao fazer docente, que é o que vem sendo estudado nesta pesquisa que, neste momento, ainda está em processo de finalização. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa são: Vasconcellos (2000), Libâneo (1994), Ostetto (2012) e Kleiman (2016).

ISSN: 1808-1665