8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Biografias e Formação Docente na Interface com o Campo da Desigualdade Social

Palavras-chave: Docência, História de Vida, Biografia

O trabalho Biografias e Formação Docente na Interface com o Campo da Desigualdade Social está vinculado ao projeto de pesquisa Percurso de Formação e Trabalho Docente no Campo da Desigualdade Social (PERFORMA), uma pesquisa-formação docente continuada que propõe encontros baseados em eixos temáticos. Cada eixo busca tratar de uma dimensão específica da experiência docente. São eles: biográfico; trabalho; conceitual; estético e coletivo. A presente pesquisa se encaixa no eixo biográfico e busca analisar e contribuir com os resultados das atividades realizadas. O eixo biográfico se baseia em uma entrevista semiestruturada sobre a história de vida dos docentes, percorrendo algumas perguntas base: como o entrevistado tornou-se professor, como foi seu percurso acadêmico e quais foram suas referências para tornar-se professor. A pesquisa tem como objetivo compreender como os professores se relacionam com suas memórias, dando sentido e forma as suas experiências e construindo uma consciência histórica de si e de seus aprendizados durante o percurso da vida e formação, por meio de processos de biografização, além de analisar como o processo biográfico pode ser benéfico a formação continuada deles. O trabalho se baseia no aprofundamento conceitual, revisão da literatura e análise de biografias do acervo do projeto PERFORMA. A revisão de literatura foi realizada por intencionalidade, ou seja, a partir desse levantamento inicial se verificou textos com contribuições conceituais e metodológicas que pudessem aprofundar a compreensão/possibilidades da atividade biográfica na formação docente continuada/PERFORMA. A pesquisa caminhou inicialmente no aprofundamento conceitual, cujos exemplos são: Biografia, Histórias de Vida, Pesquisa Narrativa, Memória e Identidade Docente. No percurso da pesquisa, entendemos que as biografias de vida e a pesquisa narrativa trazem além dos relatos e fatos históricos, também a subjetividade do entrevistado, pois, as memórias, na história, não se trata de relatos históricos precisos, mas sim um instrumento individual para compreender a si mesmo no presente. Além de que, essa modalidade de pesquisa possui tanto fins investigativos quanto formativos, sendo proveitoso para ambos os lados da conversa. “Relembrar o passado é crucial para nosso sentido de identidade: saber o que fomos confirma o que somos.” (LOWENTHAL, 1998, p. 83). Finalmente, com os resultados preliminares da pesquisa, consideramos que a dimensão biográfica na formação docente continuada é um instrumento proveitoso para entendermos as mudanças na identidade e compreendermos quem somos na história e no presente, sendo importantíssimo pois promove memórias, afetos, reflexões e, ainda, colabora no processo de vínculo entre professor participante e pesquisador assistente.

ISSN: 1808-1665