8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Aprendizagem baseada em problemas em cursos de Engenharia Civil e de Administração

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas, Engenharia Civil, Administração

Esta pesquisa tem como objetivo relacionar o currículo da Engenharia Civil e o currículo do curso de Administração na solução de um problema real enfrentado por uma construtora no estado de Santa Catarina. A proposta consiste em apresentar e defender um método de ensino que traz como principais características a busca pelo aprendizado de forma autônoma pelos alunos e a integração de vários conteúdos estudados em diferentes cursos de graduação. O Problem Based Learning – PBL, quando utilizado pedagogicamente, pode estimular o senso crítico, ao instigar os estudantes a identificar os problemas mais relevantes e saber como resolvê-los (MARGETSON, 2009). Pequenos problemas da sociedade podem ser estudados dentro da universidade, possibilitando a relação teoria e prática. Neste trabalho, foi realizada a relação entre os conteúdos das disciplinas de Inovação e Sustentabilidade, estudada no segundo ano do curso de Administração e a disciplina de Ética, estudada no quarto ano do curso de Engenharia Civil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, identificou problemas em uma construtora no estado de Santa Catarina. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário com perguntas abertas formuladas pelos acadêmicos dos cursos de Administração e da Engenharia Civil. Após a coleta de dados foram identificados os problemas na empresa e estudadas propostas para solução com base em conhecimentos dos cursos de graduação envolvidos na pesquisa. Com os resultados foi possível fazer duas análises: a 5W2H e a análise SWOT, que levaram em consideração o código de Ética do CONFEA/CREA. Com isso, foi possível identificar que os pontos fracos da empresa são a escassez de mão de obra qualificada e a falta de atenção ao marketing da empresa. Após a identificação dos problemas, foram formuladas as possíveis decisões que a construtora deveria tomar para a solução. A pesquisa realizada sobre a aprendizagem baseada em problemas, envolvendo os cursos de Engenharia Civil e Administração na solução de um problema real promoveu a relação entre dois cursos e atingiu as expectativas do PBL. A análise e proposta de solução possibilitou a integração de conteúdo de várias áreas do conhecimento, e contemplou um processo formal de solução de problemas (RIBEIRO 2008).

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille Programa UNIEDU - Artigo 171

ISSN: 1808-1665