8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS DE UM BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Palavras-chave: Balanço de Produções, Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos

A realização de um balanço de produções é o primeiro passo de uma investigação científica, pois consiste numa aproximação do tema de pesquisa com as produções já realizadas. No caso dessa pesquisa, o tema central é o Novo Ensino Médio proposto pela Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de uma Base Nacional Curricular Comum e a oferta de itinerários formativos. Desse modo, o objetivo é analisar a produção acadêmica, por meio de balanço de produções, sobre os itinerários formativos e o Novo Ensino Médio. A pesquisa contou com uma abordagem quantitativa e qualitativa, pois o objetivo é compreender os fenômenos e seus movimentos. Os dados foram coletados no Banco de Teses e Dissertações da Capes com o uso dos descritores: “Itinerários Formativos” e “Novo Ensino Médio”. O refinamento da pesquisa se deu utilizando o período de 2017 a 2021; como grande área do conhecimento, área de concentração e área de avaliação e nome do programa foi utilizado a Educação. Após o refinamento da busca, foram encontradas 3.980 teses e dissertações com o descritor “Novo Ensino Médio” e 429 com “Itinerários Formativos”. Após a leitura dos títulos dos 20 primeiros trabalhos para cada descritor, foram selecionadas uma tese e sete dissertações, cujas temáticas mais se aproximavam do tema em estudo. Após a leitura dos resumos desses trabalhos, verificou-se que a metodologia mais utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, pautada na análise de documentos curriculares e na leitura e análise de livros e artigos de pesquisadores da área. Isso pode estar ligado ao fato de que a reforma do Ensino Médio ainda não foi realizada nas escolas, e assim, as pesquisas se voltam predominantemente para o estudo das políticas curriculares. Quanto aos resultados, foi observada a preocupação com nova proposta curricular prevista pela Lei 13.415/2017 a ser implementada a partir de 2022. As análises indicam preocupações em relação aos possíveis efeitos da reforma curricular, que poderá irá interferir e (re)significar os currículos e os contextos escolares. As pesquisas ainda indicam que as mudanças podem aumentar o abismo entre estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, ampliando as desigualdades sociais. Esses aspectos corroboram com as análises de Corrêa e Garcia (2021), que analisaram movimentos e manifestações contrárias ao que propõe essa reforma, tanto pela imposição, que não permitiu o amplo debate da proposta com professores, estudantes, pesquisadores ou sociedade em geral, como pelas prováveis consequências dessas mudanças.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille Programa de Bolsas UNIEDU - Artigo 171

ISSN: 1808-1665