8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Docência, Formação de Professores, Psicologia Histórico-Cultural

Esta pesquisa nasce entrelaçada ao projeto de pesquisa institucional Percursos de Formação e Trabalho Docente no campo da Desigualdade Social (PERFORMA). Este trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica, identificar as temáticas de pesquisa que tenham enfoque na perspectiva Histórico-cultural e versem sobre a formação docente. Encontrou-se na Base de Teses e Dissertações (BDTD) um campo de muitas possibilidades, com produções publicadas entre os anos de 2016 e 2021, junto dos descritores: “formação de professores”, “teoria Histórico-cultural”, “psicologia Histórico-cultural na formação de professores” e “educação”. Os resultados da primeira pesquisa apontaram 136 teses e dissertações, os quais foram filtrados primeiramente por seu título, que nas palavras de Ferreira (2002, p.5): “Os títulos que se referem às dissertações e às teses informam ao leitor do catálogo a existência de tal pesquisa. Normalmente, eles anunciam a informação principal do trabalho ou indicam elementos que caracterizam o seu conteúdo”. Com o segundo filtro foram selecionadas apenas as teses e dissertações da região Sul do Brasil, para posterior leitura dos resumos, a fim de construir as categorias temáticas para análise dos dados. Atualmente teve-se o primeiro contato com as obras, a partir da leitura dos resumos, onde filtrou-se os trabalhos em formação inicial, específica ou continuada, área de conhecimento, objetivo, metodologia utilizada e as semelhanças com o PERFORMA, os quais serão organizados em tabela e discutidos na análise de dados. Referências: Ferreira, Norma Sandra de AlmeidaAs pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade [online]. 2002, v. 23, n. 79 [Acessado 3 Setembro 2021] , pp. 257-272. Disponível em: . Epub 20 Ago 2002. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

ISSN: 1808-1665