8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Sistematização da produção documental de um percurso formativo com professores da educação básica de Joinville/SC e região

Palavras-chave: Docência, Pesquisa Documental, Formação de Professores

A presente pesquisa tem por objetivo sistematizar a produção documental do projeto PERFORMA, Percurso de Formação e Trabalho Docente no campo da Desigualdade Social. O PERFORMA trata-se um percurso de acompanhamento psicoeducacional para docentes da educação básica da região de Joinville, com ênfase nas experiências de atuação no campo da desigualdade social. Os encontros do primeiro percurso, no ano de 2020, foram organizados por cinco eixos temáticos: biográfico, trabalho, conceitual, estético e coletivo. Cada encontro foi conduzido por pesquisadores assistentes, que propuseram oficinas estéticas para que a participação dos professores no percurso pudesse evidenciar a inventividade docente nos contextos de desigualdade. Os professores participaram de forma voluntária mediante a assinatura do TCLE. Os encontros foram virtualizados, gravados e registrados pelos pesquisadores assistentes, que posteriormente compartilharam sua produção documental em um serviço on-line de armazenamento de arquivos. Essa produção documental compõe o objeto de estudo da presente pesquisa, visando a organização e sistematização dos documentos produzidos sobre o percurso. Vale ressaltar que os aspectos éticos acordados no TCLE estão preservados, no que diz respeito ao sigilo das informações que possam vir a identificar os professores participantes. O tratamento desses documentos está sendo orientado pela metodologia da pesquisa documental, de acordo com Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009) e Cellard (2008), tendo em vista que a produção citada não recebeu nenhum tratamento analítico a priori. O primeiro contato com o acervo on-line oportunizou a caracterização do mesmo, ou seja, é possível afirmar que o acervo do PERFORMA é composto por produções de texto, áudios, vídeos e imagens, totalizando 210 arquivos. Nas primeiras análises, foi identificada uma significativa quantidade de documentos referentes ao eixo biográfico, o que indica a potencialidade de trabalhar com narrativas biográficas docentes em processos formativos. Um outro aspecto que compõe a pré-análise são as imagens produzidas pelos professores participantes sobre o seu cotidiano do trabalho na pandemia. Em suma, a sistematização e organização desse acervo possibilita análises, tanto sobre a participação desses professores no percurso mencionado, como a própria criação de um percurso formativo em uma perspectiva dialógica, participante, contribuindo para a produção de conhecimento acerca do trabalho e da formação docente.

ISSN: 1808-1665