8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Ensino Médio em Santa Catarina: soluções digitais em tempos de pandemia

Palavras-chave: Ensino Médio, Tecnologias digitais, Pandemia

Com a pandemia de COVID-19 as redes de ensino e seus professores tiveram que se reinventar, num esforço de manter a oferta educativa com qualidade. Especialmente em 2020, foi necessária a suspensão da maior parte das atividades humanas presenciais, incluindo as escolares. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa foi identificar quais materiais, disponibilizados no site da Secretaria de Estado das Educação de Santa Catarina – SED, serviram de fonte de orientação para as práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio durante a pandemia. De abordagem qualitativa, a pesquisa contou com dados do acervo disponibilizado no site da SED, que foi analisado com base na análise do conteúdo. Notamos que foi necessário um esforço para encontrarmos informações, as quais contemplavam a utilização das ferramentas do Google for Education, plataforma adotada na rede estadual de ensino. Foram encontrados diversos webinários sobre práticas e sugestões acerca de temáticas envolvendo a pandemia e o ensino. Quando nos debruçamos nos dois ciclos de formações disponibilizadas em webinários, notamos uma distinção de foco e temática entre eles. Também verificamos o curto período de tempo no qual estes foram realizados, um ao final do primeiro semestre e o outro no segundo semestre de 2020. O primeiro ciclo era composto por 31 webinários, que contemplavam 11 vídeos acerca de como utilizar a plataforma Google for Education (35,48%), 8 vídeos de temáticas sobre práticas pedagógicas e estratégias de adaptação (25,80%), 5 formações específicas para o Ensino Fundamental (16,13%) e somente 3 webinários (9,68%) com foco específico no Ensino Médio. No segundo ciclo de formação, observamos um foco maior no ensino fundamental, dos 28 webinários, 25 (89,29%) tratavam de formação específica para práticas do ensino fundamental e os outros 3 vídeos (10,71%) se debruçaram sobre discussões acerca da cultura digital. Ou seja, nesta segunda formação a temática do Ensino Médio não foi verificada. Sendo assim, foi possível verificar que os dois ciclos de formações, pautados em uma parceria da SED e a Google for Education, tiveram um foco maior em auxiliar os professores a adaptarem sua rotina educacional para o modo virtual por meio de ferramentas disponibilizadas pela plataforma contratada. Contudo, é de suma importância questionar, mesmo considerando as limitações desta pesquisa, a disponibilidade de poucas formações específicas para o Ensino Médio. Além disso, também podemos levantar a preocupação sobre a parceria entre o setor privado e público para a disponibilização de ferramentas educacionais.

Apoio / Parcerias: UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville; CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; GECDOTE - Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias.

ISSN: 1808-1665