8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

GRUPO DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: a jornada literária em tempos de isolamento social

Palavras-chave: Contação de histórias, jornada literária, isolamento pandêmico

O Grupo de Leitura e de Contação de Histórias é um projeto de extensão vinculado ao Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil (PROLIJ). O PROLIJ, coordenado pela professora Berenice Rocha Zabbot Garcia, conta com a participação das extensionistas Maria Clara Vieira, Jaqueline Mendonça e Maria Eva Danielle, graduandas do curso de Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa. O Grupo de Leitura e Contação de Histórias, sob a coordenação da professora Alcione Pauli, especialista pedagógica em contação de histórias, tem como objetivos investigar a literatura e o universo dos livros; promover espaços de divulgação da Literatura Infantil Juvenil, democratizando o acesso a leitura; e contribuir para a formação de novos contadores de histórias. O processo metodológico se subdivide nas etapas: divulgação do projeto e inscrição de novos participantes; encontros quinzenais para pesquisa e seleção de histórias literárias, bem como discussão de estratégias de contação de histórias; registro da presença dos participantes para sistematização dos dados e emissão das declarações de participação; apropriação dos participantes às histórias selecionadas, a partir de leituras e releituras; preparação para a contação em espaços virtuais; avaliação e análise da contação de histórias; divulgação dos resultados nas redes sociais do Prolij. Por conta da pandemia e da necessidade do distanciamento social, os encontros acontecem virtualmente na plataforma Microsoft Teams, às terças-feiras. Essa mudança para o virtual significou um aumento de participação significativo, já que possibilitou também o acesso de pessoas de outras cidades e estados. Os vídeos de contação divulgados nos canais do programa têm, em média, 180 visualizações. A universidade, ao abrir espaço com participações acadêmicas e não acadêmicos para pensar o quê, como e para quem ler, pode ser uma possibilidade na construção de caminhos para uma sociedade que ainda apresenta relatórios terríveis nas questões que se referem ao livro, à leitura e à literatura. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostra que nos últimos quatro anos, o Brasil perdeu mais de 4,6 milhões de leitores. O Grupo de Leitura e de Contação de História pode ser uma possibilidade para amenizar os impactos sobre o déficit de leitura e o contato com a literatura neste momento pandêmico e pós-pandemia. Para narrar histórias é preciso ler muitas histórias e neste movimento de ler e contar o extensionista passa pelo processo de criação e de organização de repertório de livros e leituras, (...) “narrar é uma forma de pensar o mundo.” (PRIETO, 2015,p.07).

ISSN: 1808-1665