8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Engajamento e desempenho discente na modalidade híbrida de ensino: um estudo com acadêmicos dos cursos híbridos de Engenharia da Univille – Campus São Bento do Sul

Palavras-chave: Ensino híbrido, Ensino à distância, Engajamento

Estudantes que optam pela modalidade à distância, seja ela total ou parcialmente, precisam ter algumas competências pessoais para um melhor aproveitamento dessa modalidade de ensino, como autonomia, disciplina e organização, já que o próprio estudante torna-se o principal responsável pelo seu aprendizado. Para manter essas competências ao longo de todo o curso, torna-se importante verificar o nível de engajamento do estudante, sendo este representado por um estado mental positivo e pleno, relacionado ao estudo e caracterizado pelo vigor/energia, dedicação e absorção/concentração. Diante disso, o presente projeto tem o objetivo de investigar e analisar o engajamento e o desempenho dos acadêmicos dos cursos híbridos de Engenharia da Univille – Campus São Bento do Sul. Para cumprir com o objetivo, foi realizada uma pesquisa de levantamento com aplicação de questionário on-line, enviado a todos os alunos dos cursos de Engenharias híbridas na Univille Campus São Bento do Sul. A população do estudo consiste em aproximadamente 100 estudantes, sendo que 15 responderam ao questionário. Os resultados foram analisados qualitativamente e apontam um alto índice de engajamento dos estudantes, porém, existem pontos que podem ser melhorados. Da mesma forma acontece com o desempenho avaliado. Itens como avaliação, feedback e elaboração de materiais são pontos que podem ser aperfeiçoados por professores dos componentes curriculares. Assim, os resultados obtidos com a pesquisa podem servir de subsídio para a tomada de decisão com relação ao futuro do curso.

ISSN: 1808-1665