9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: IMPLICAÇÕES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS APÓS ISOLAMENTO SOCIAL – COVID-19

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Alfabetização em Contexto de Letramento, Comunidade de Prática

Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e formação Docente – PPGE UNIVILLE e tem como objetivo geral compreender as implicações de uma comunidade de prática à formação continuada de professores alfabetizadores e à aprendizagem das crianças após isolamento social causado pela Covid-19. Entendemos a formação continuada de professores como elemento fundamental para reestruturação e transformação significativa da proposta pedagógica, pela reflexão conjunta discutindo os impactos causados também pelo isolamento social. Essa pesquisa está fundamentada na teoria histórico-cultural e conta com o seguinte referencial teórico: Nóvoa (2019, 2022); Imbernón (2009); Contreras Domingo (2016); Rausch (2008), para discutir a formação continuada de professores e desenvolvimento profissional docente. Sobre alfabetização e letramento utilizamos Soares (2017, 2018, 2020). A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, inspirada em uma comunidade de prática. Os procedimentos de produção de dados foram: análise documental, observação na comunidade de prática e entrevista. Após a produção dos dados foi feita a análise por meio do método de análise de conteúdo de Bardin (2009). A pesquisa teve três eixos de análise: o diagnóstico das crianças participantes da pesquisa em relação à alfabetização e ao conhecimento das professoras sobre alfabetização em contexto de letramento; os documentos gerados pela comunidade de prática; por fim, os dados e documentos finais de aprendizagem das crianças e das professoras alfabetizadoras participantes da comunidade de prática. Toda essa análise trouxe aspectos muito importantes de discussão e compreensão da realidade, fazendo com que as ações adotadas pela comunidade de prática tivessem impactos sobre os problemas cotidianos visualizados, entre eles, o aprimoramento do planejamento das professoras. Assim, com as discussões na comunidade de prática, os planejamentos passaram a ser elaborados de forma sequenciada e que tenham como ponto de partida o que as crianças já conhecem sobre o sistema de escrita alfabética. A análise apresentou a discussão e compreensão da realidade, fazendo com que as ações adotas pela comunidade de práticas tivessem impacto com os problemas visualizados, entre eles, o aprimoramento do planejamento das professoras. Assim, a pesquisa apresentou significativos efeitos nos processos teórico-práticos em torno da ação docente, possibilitando afirmar que o processo formativo propiciou a reflexão crítica sobre as práticas, bem como, um movimento de mudança em direção às práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, na garantia do direito à aprendizagem das crianças.

Apoio / Parcerias: PPGE UNIVILLE Secretária Municipal de Educação de Joinville

ISSN: 1808-1665