9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Quando os dados da pesquisa geram novos dados

Palavras-chave: letramento digital, professores de língua inglesa, jogos

O presente trabalho é um relato da experiência vivenciada por esta pesquisadora ao deparar-se com os dados de sua pesquisa de mestrado. Ao entrevistar os professores de Língua Inglesa, do ensino fundamental II da rede estadual de Jaraguá do Sul, para compreender como desenvolvem seu letramento digital por meio do que dizem de suas práticas pedagógicas, alguns dados chamam a atenção pela frequência com que se repetem. Em primeiro lugar, apesar dos professores compreenderem o que significa ser letrado digitalmente, ter as habilidades necessárias para interagir no mundo digital (DUDENEY et al., 2016), não demonstram segurança ao assumirem-se como tal; e em segundo, o que acreditamos ser a possível razão dessa insegurança, é a falta de formação sobre o tema. Com base nessas informações e no conhecimento adquirido durante a escrita da dissertação, vimos a possibilidade de contribuir para a formação dos professores por meio da criação de um jogo que trabalhe os conceitos dos letramentos digitais. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos de letramentos de Dudeney, Hockley e Pegrum (2016); Kleiman (2006, 2007) e Rojo (2022) e para o design do jogo, La Carreta (2018); Boller e Kapp (2018). Para criarmos o jogo, a ser disponibilizado em breve, como recurso pedagógico para as formações de professores (inicial ou continuada), estudamos um manual para criação de jogos de tabuleiro e com base nele criamos uma narrativa e definimos o espaço, os atores, os itens e os desafios. Os conceitos trazidos nas cartas de perguntas exploram os mais diversos letramentos, não apenas os digitais, pois acreditamos que o conhecimento sobre o tema pode ser mais bem construído desta maneira. O jogo não tem um fim em si mesmo, devendo ser parte de um workshop, possibilitando um aprofundamento do tema em teoria e prática. Esperamos assim poder contribuir para uma mudança, ainda que pequena, no que diz respeito à insegurança relatada por esses professores, para assumirem com confiança, seu papel de formadores de outros sujeitos em letramento. Essa proposta vem ao encontro de um de nossos objetivos específicos, que era o de levantar os desafios que os professores encontram para desenvolverem seu letramento digital, sendo a falta de formação, um deles.

ISSN: 1808-1665