9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Experiências literárias como mobilizadora de práticas educativas e sensibilidades

Palavras-chave: Práticas Educativas, Sensibilidade Literária, Educação Básica

A investigação aqui apresentada está vinculada a pesquisa: Experiências estéticas e seus imbricamentos nas práticas educativas – EIDE, ao Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, bem como e ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). A questão inicial que nos mobilizou a pesquisar, foi: como a literatura pode contribuir para sinalizar potencialidades e fragilidades nas práticas educativas dos professores no ambiente escolar, tendo as sensibilidades como ponto de partida? A partir desta problematização, o objetivo geral é: refletir sobre a literatura como propulsora de experiências estéticas e sensibilidades com professores do Ensino Médio, capaz de potencializar os espaços e as relações entre esses profissionais, gestores e estudantes, a fim de que todos se sintam partícipes e comprometidos nas práticas educativas. Para o andamento da pesquisa, alguns autores têm sido fundamentais na construção das bases teórica-metodológicas, a exemplo: Abrahão (2018), Bertaux (2010) e Delory-Momberger (2006), Passeggi; Nascimento; Oliveira (2016); subsidiando as questões metodológicas; Duarte Jr. (2001), Meira e Pillotto (2010), contribuindo com reflexões sobre sensibilidades; Candido (1989), Yunes, Oswald (2004) e Todorov (2009), fundamentando a sensibilidade literária e Freire (2013) as experiências docentes. A abordagem de pesquisa é qualitativa/narrativa, com ênfase em seis Ateliês Literários, com 4 professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina. Os instrumentos para a produção de dados, são as narrativas traduzidas em: gravações em áudio, filmagens, fotografias e anotações. A análise tem como base o princípio-compreensivo- interpretativo, que leva em conta as narrativas dos professores e dos pesquisadores. Dos seis Ateliês Literários previstos, já realizamos três, que nos apontam algumas importantes pistas, como: o Ateliê Literário mobilizou os professores a pensar nas práticas educativas dos professores como produção de si e dos estudantes; as sensibilidades e as relações afetivas, fundamentais nas práticas educativas; as fragilidades como possibilidade de autorreflexão sobre o que pode ser mudado e ressignificado e a relevância das relações afetivas, como potência para ensinar e aprender. Estimamos, portanto, que a literatura e as sensibilidades podem contribuir para que o sentimento de pertença dos professores com relação à escola seja potencializado. Estimamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para que nós professores, continuemos a construir nossas identidades profissionais, percebendo a importância das relações interpessoais no espaço da escola e compreendendo o quanto a literatura e a sensibilidade influenciam em nossas práticas educativas para uma educação mais humanitária, destacada pelas construções afetivas.

Apoio / Parcerias: Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/Univille)

ISSN: 1808-1665