9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Documentação pedagógica na educação infantil (entre)laçada as experiências estéticas, narrativas e práticas educativas

Palavras-chave: Práticas educativas, Documentação pedagógica, Experiência estética

A investigação está vinculada a pesquisa: Experiências estéticas e seus imbricamentos nas práticas educativas - EIDE ao Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, bem como e ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). A questão de pergunta inicial: como a documentação pedagógica pode ressignificar as práticas educativas na educação infantil e vice-versa, tendo as experiências estéticas como norteadora do processo? A partir desta indagação, o objetivo da pesquisa é refletir sobre as experiências estéticas e as narrativas infantis, articuladas a documentação pedagógica como norteadora das práticas educativas. Os fundamentos teóricos e metodológicos estão sendo subsidiado pelos seguintes autores: Abrahão (2018) e Bertaux (2010) no que se refere ao método de pesquisa; Meira e Pillotto (2010), Cunha e Saballa (2022) e Ostetto (2017) ao tratarem da experiência estética nas infâncias e Fochi (2021) trazendo conceitos sobre documentação pedagógica. O campo de investigação será na Rede Municipal de Ensino de Joinville, na Escola Municipal Presidente Castello Branco Extensão com 25 crianças da turma do 2º período (educação infantil). Ao todo faremos oito encontros de experiências estéticas com 2h de duração, que acontecerão semanalmente, durante o segundo semestre de 2022. A produção de dados estará amparada em: anotações, fotografias, filmagens e narrativas das crianças. Nos processos de pesquisa é fundamental a escuta sensível do pesquisador e o repensar das práticas educativas, que podem gerar em dados imprescindíveis na documentação pedagógica e vice-versa. Os resultados parciais, a partir do estado de conhecimento nos revelaram que é preciso respeitar os tempos das crianças, olhando para as infâncias de modo a também aprender com ela. Sendo assim, partimos do pressuposto de uma educação infantil que possibilite experiências estéticas, mobilizando processos de criação e (re)invenção de si, pois as infâncias são tempos de curiosidades, descobertas e experimentações. Neste contexto encontra-se a documentação pedagógica, que é propulsora de reflexões sobre o planejar, praticar, registrar, e ressignificar cotidiano. Esperamos contribuir com profissionais que atuam na educação infantil, especialmente com a reflexão de que a documentação pedagógica possibilita a visibilidade do cotidiano pedagógico e as tomadas de decisões para um novo planejamento, acrescido das práticas educativas compartilhadas, tendo as experiências estéticas a base do fazer/refletir, tanto das crianças quanto dos professores. Estar juntos significa apreensão do mundo neste imenso universo de significados e sentidos e na educação infantil, os processos de planejar, fazer, registar/refletir, estão imbricados na documentação pedagógica.

Apoio / Parcerias: Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/Univille)

ISSN: 1808-1665