9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

IMPLICAÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO-COLABORATIVO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PIÇARRAS

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Professores Iniciantes, Desenvolvimento Profissional Docente

Esta pesquisa possui como temática o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e está vinculada ao GETRAFOR. Muitos estudos trazem conhecimentos acerca da formação do professor, entretanto necessita-se de uma formação que apoie esse professor recém-formado e o leve a uma práxis de qualidade. Compreendemos que ao desenvolver práticas de apoio aos professores quando iniciam suas atividades profissionais, influenciará positivamente no seu desenvolvimento reduzindo as inseguranças de início de carreira, contribuindo diretamente na aprendizagem dos estudantes. Neste contexto, estabelecemos a seguinte questão de investigação: Quais as implicações de um processo formativo-colaborativo ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Balneário Piçarras? O objetivo geral foi compreender as implicações de um processo formativo-colaborativo ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Como objetivos específicos estabelecemos: identificar os principais desafios enfrentados pelos professores iniciantes no cotidiano de sua profissão; promover um processo formativo-colaborativo por meio da comunidade de aprendizagem visando contribuir com os desafios enfrentados pelos professores iniciantes; e analisar as implicações desse processo formativo-colaborativo ao desenvolvimento profissional dos professores iniciantes que integraram a comunidade de aprendizagem. Levamos em consideração o contexto, as reflexões pessoais e do grupo durante todo o processo de investigação. Refletimos acerca das implicações que permeiam a formação continuada do professor iniciante e que transforma a prática de sala de aula, cada dia mais desafiante. A metodologia se delineia numa pesquisa colaborativa com abordagem qualitativa, realizada em contexto de escola de rede pública. Os participantes colaboradores foram quatro professores regentes em início de carreira, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Identificamos a partir da entrevista narrativa os desafios enfrentados pelos professores iniciantes no exercício docente, que foram: Durante o percurso desta pesquisa, conseguimos elencar alguns desafios apontados pelos professores iniciantes em seu exercício diário: trabalho colaborativo no espaço escolar, saberes docentes, compromisso ético do professor, relacionamentos interpessoais e a prática reflexiva. Tais desafios foram discutidos em uma formação-colaborativa. A partir deste percurso formativo defendemos a formação continuada de professores centrada na escola, o trabalho sequenciado pela comunidade de aprendizagem e novas possibilidades de formações coletivas e colaborativas. Neste sentido, foi possível perceber que um processo formativo colaborativo que se constitua a partir de situações reais de sala, contribui de forma significativa no desenvolvimento profissional de professores iniciantes.

Apoio / Parcerias: UNIEDU PPGE Univille Secretária Municipal de Educação de Piçaras

ISSN: 1808-1665