9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DA REGIÃO NORTE DE SANTA CATARINA

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Novo Ensino Médio, Educação Básica

Essa investigação é parte integrante do projeto de pesquisa Novo Ensino Médio (NEM) em Santa Catarina (SC): itinerários formativos e (des)conexões com o desenvolvimento regional, que está sendo coordenado pela Universidade da Região de Joinville e vem se realizando em todo o estado de Santa Catarina, em parceria com outras instituições de Educação Superior. Também integra as ações do GETRAFOR: Grupo de pesquisa sobre trabalho e formação docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UNIVILLE. Dentro desse projeto ampliado, essa investigação em específico se desenvolveu no âmbito da formação de professores, com foco nos processos formativos para implantação do NEM, tendo como objetivo compreender os processos de formação continuada de professores da rede estadual da região norte de SC para a implementação do NEM. A base teórica parte dos conceitos sobre a formação continuada de professores com base em Imbernón (2010; 2009) e Nóvoa (1992), e nos documentos oficiais do Currículo Base do Território Catarinense (2020) e a Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, que institui a Base Nacional Comum para Formação Continuada de Professores. Diante de tais referenciais, a investigação compreende que políticas educacionais, como o NEM, só são efetivadas se bem articuladas à formação profissional de qualidade. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio da análise crítica de 15 questões fechadas e abertas, relacionadas à formação docente, por meio de questionário online. Foram questionados profissionais de 13 escolas-piloto de SC, instituições que iniciaram a implantação do NEM em 2019, estando, portanto, no seu terceiro ano de vigência. Tais escolas-pilotos pertencem a sete municípios da região norte de SC, são eles: Guaramirim, Canoinhas, Corupá, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville e Monte Castelo, constituindo uma população amostral total de 93 professores participantes. Os principais resultados emitem um diagnóstico sobre duas categorias basilares: (i) a formação acadêmica dos professores investigados; e (ii) a percepções dos professores sobre os processos formativos para implementação do NEM. Essa investigação evidencia fortes indicativos que dão suporte para o planejamento e oferta de futuros processos formativos, que visam a qualificação do trabalho docente e a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, indicando: (a) a necessidade de incentivo à docência através da formação inicial e continuada; e (b) a reestruturação emergente nos processos formativos para melhor atender a realidade, que se mostram insuficientes, conforme percepção dos professores.

Apoio / Parcerias: UNIEDU FAPESC PPGE- UNIVILLE

ISSN: 1808-1665