9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

PERFIL DE PROFESSORES QUE ATUAM NO NOVO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO NORTE DE SANTA CATARINA

Palavras-chave: Perfil Docente, Novo Ensino Médio, Identidade Docente

Essa investigação é parte integrante do projeto de pesquisa Novo Ensino Médio (NEM) em Santa Catarina (SC): itinerários formativos e (des)conexões com o desenvolvimento regional, que está sendo coordenado pela Universidade da Região de Joinville e vem se realizando em todo o estado de Santa Catarina, em parceria com outras instituições de Educação Superior. Também integra as ações do GETRAFOR: Grupo de pesquisa sobre trabalho e formação docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UNIVILLE. Dentro desse projeto ampliado, essa investigação em específico teve como objetivo conhecer o perfil dos professores atuantes no Novo Ensino Médio em escolas-piloto, localizadas na região norte do estado de Santa Catarina, tendo em vista a centralidade do papel do professor como agente propulsor de transformações necessárias no contexto escolar. Conhecer o perfil dos professores implica em conhecer parte das condições de trabalho que integram esse profissional, e, que podem estar diretamente relacionadas a indicativos que apontam para o planejamento e elaboração de políticas públicas que fomentem a sua valorização, em todas as dimensões. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio da análise crítica de 19 questões fechadas, relacionadas ao perfil docente, coletadas por meio de questionário online encaminhado aos professores de 13 escolas-piloto, em 7 municípios pertencentes a região norte de SC, são eles: Guaramirim, Canoinhas, Corupá, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville e Monte Castelo, constituindo uma população amostral total de 93 professores participantes. Os pressupostos teóricos que nortearam a discussão dos dados dessa pesquisa estão fundados nas políticas públicas educacionais, como o Currículo Base do Território Catarinense (2020) e Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica (2020), e na compreensão sobre a identidade docente, contemplada em Marcelo Garcia (2009), Imbernón (2010) e Nóvoa (1992). Os resultados da pesquisa contribuem para ampliar a compreensão sobre quem são os professores atuantes no NEM, da região norte de SC, e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que visem a valorização dos docentes e a melhoria da educação na região norte do estado de Santa Catarina.

Apoio / Parcerias: UNIEDU FAPESC PPGE-UNIVILLE

ISSN: 1808-1665