9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Percepções de professores de inglês do ensino médio sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino médio, Língua inglesa

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) assumem um papel fundamental na comunicação entre os seres humanos e consequentemente entre professores e estudantes. Assim, a escola tem um desafio para incorporar as TDICs ao processo de aprendizagem e para a formação do estudante na sua vida. No que se refere ao ensino de inglês, enquanto língua franca, como apregoa a BNCC (2018), o uso das TDICs pode favorecer uma aprendizagem contextualizada e conectado ao mundo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa com professores da língua inglesa do ensino médio. Para produção dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada com quatro professores que atuam na rede estadual no município de Jaraguá do Sul/SC. Procurou-se entender quais são as percepções dos professores sobre os próprios conhecimentos e dos seus estudantes com relação aos usos das TDICs, os recursos mais utilizados pelos professores durantes as aulas remotas e com o retorno das aulas presenciais e, por fim, compreender a percepção dos docentes de língua inglesa no que concerne a uma prática educativa que possibilite a inserção do estudante no mundo globalizado. A análise dos dados indica que o conhecimento e a habilidade para utilização de recursos digitais são díspares entre os docentes e os discentes. Os professores dizem utilizar para a preparação, gerenciamento e execução das aulas, assim como para desenvolvimento de atividades que visam a interação no uso da língua. Já os estudantes estão conectados às redes sociais e consomem os aplicativos de jogos, embora participem com empenho quando são propostas as atividades com as TDICs. Os professores reconhecem que os conhecimentos desenvolvidos para o ensino remoto, durante a pandemia, os mobilizaram a continuar utilizando as TDICs na volta às aulas presenciais. Da mesma forma, entendem que o uso das tecnologias pode favorecer o uso real do inglês de forma interativa e participante numa realidade conectada e globalizada. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa concebem em alguma medida que o ensino comunicativo de inglês com uso das TDICs pode ajudar os jovens a se inserirem na sociedade.

Apoio / Parcerias: PICPG/ UNIVILLE

ISSN: 1808-1665