9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Clubes do conto e do romance: fruição e formação de leitores

Palavras-chave: grupos de leituras, obras literárias, formação de leitores

Esse resumo apresenta a experiência de dois grupos de leitura vinculados ao PROLIJ - Projeto Institucional de Literatura Infantil Juvenil, que foram adaptados, a partir do isolamento social provocado pela pandemia, do modelo presencial para o modelo on-line com o objetivo de manter a promoção da leitura literária por meio das discussões de grupos de leitura. Os encontros do Clube do Conto acontecem quinzenalmente, e os do Clube do Romance, bimestralmente. A partir de 2020, os encontros passaram a ocorrer virtualmente por meio da plataforma Microsoft Teams. Na metodologia do projeto, há cinco etapas centrais: a curadoria; convite dos mediadores; a divulgação da grade com as obras que serão discutidas; e o registro dos participantes para e emissão de declarações. Os grupos contam com a participação de estudantes, de docentes e de membros da comunidade externa. Nos encontros todos podem expor e debater seus diferentes pontos de vista acerca da leitura, contribuindo para as trocas de experiências literárias. O modelo de encontros de discussão de leituras on-line oportunizou a presença da comunidade externa à Univille de outras cidades e estados do Brasil, expandindo o alcance das ações do projeto. A divulgação dos encontros ocorre por e-mail e pelas redes sociais (@prolij). As mediações são articuladas para que um professor e um acadêmico que fomentem a discussão, promovendo o contato direto dos estudantes com a comunidade externa. O modelo de encontros de discussão de leituras on-line oportunizou, em especial, a presença da comunidade externa à Univille de outras cidades e estados do Brasil, expandindo o alcance das ações literárias promovidas pelo PROLIJ. Em 2022, o Clube do Conto e o Clube do Romance têm cerca de 170 e 150 inscritos, respectivamente.

Apoio / Parcerias: FAEX - Fundo de Apoio à Extensão

ISSN: 1808-1665