9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

A/r/tografia – pesquisa educacional baseada em arte: uma proposição sensível na formação em pedagogia

Palavras-chave: Proposição Sensível, A/R/Tografia, Pedagogia Cultural

O estudo A/R/Tografia – pesquisa educacional baseada em Arte: uma proposição sensível na formação em Pedagogia - está em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), vinculado ao Projeto Experiências Estéticas e seus Imbricamentos nas Práticas Educativas (EIDE), no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades pedagógicas culturais das proposições com/na arte nas experiências de ensinar e aprender no curso de Pedagogia, prospectamos a criação de proposições pedagógicas com a arte à graduandos em Pedagogia junto a matriz de seus conteúdos formadores. Esta pesquisa adota a A/R/Tografia, pesquisa educacional baseada em Arte, como metodologia (DIAS; IRWIN, 2013). A A/R/Tografia é fluída e dinâmica, sua nomenclatura é tradução do termo A/R/Tography que reúne A de Artist, R de Researcher, T de Teacher e GRAPH de grafia (DIAS; IRWIN, 2013). Com a marca da interdisciplinaridade, a A/R/Tografia busca por novos conceitos e significados, entrelaçando metodologias de pesquisas qualitativas numa continua disposição reflexiva constituída no entrelugar (DELEUZE, 2019), traçada em atravessamentos em que o Eu artista/pesquisador/professor, conjuntamente com o EU social (quando em compartilhamentos críticos), são a soma das identidades responsáveis por mobilizar as relações e conexões com outros campos de sentidos e conhecimentos. Compreendemos que o conhecimento produzido por meio da arte e suas visibilidades (espaço, objeto e sujeito) são construções subjetivas em uma pedagogia cultural, visto que trata de aquisições desdobradas a partir das especificidades teórico-práticas das proposições que proporcionam experiências em/na/com Arte. Neste contexto, assumimos que há uma conexão indivisível entre o fazer arte e os movimentos de ensinar/aprender. Para os futuros pedagogos, estas experiências podem significar ações potenciais para descortinar o mundo gerando conhecimentos que são conteúdos sensíveis, formulados na potência das experiências estéticas, entre as ações do “artista/pesquisador/professor” e as suas relações com o mundo (DIAS; IRWIN, 2013, p. 12). Neste viés, os desdobramentos esperados neste pesquisar visam, a partir de uma percepção expandida, buscar outros modos de pensar, impulsionando possibilidades e melhorias nas práticas e políticas educativas à formação de pedagogos.

Apoio / Parcerias: PROSUC CAPES Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE)

ISSN: 1808-1665