9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre o uso das Tecnologias Digitais

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas, Ensino Médio

Diante do cenário das mudanças ocasionadas pela reforma no Ensino Médio do Novo Ensino Médio no Estado de Santa Catarina, e considerando a inserção das Tecnologias Digitais- TD nos documentos curriculares educacionais, esta pesquisa teve como objetivo compreender como estudantes do Ensino Médio percebem o uso das TD nas práticas educativas. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa, contando com a aplicação de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas a estudantes do Ensino Médio de escolas de Joinville/SC. O convite aos estudantes respondentes se deu por meio da rede de contatos dos pesquisadores. Responderam ao questionário 49 estudantes, entre 15 e 17 anos, sendo que, a maioria (90%) estão no primeiro ano, 8% no segundo ano e 2% no terceiro. Com relação ao perfil como usuário das TD, a maioria, 40 (85%) estudantes, considera ter muito bom (15) ou bom (25) conhecimento para utilizar as TD. Já 28 (57%) dizem conseguir controlar o uso do celular, porém 14 (28%) indicaram ser pouco controlados e 3 (6%) se identificaram como descontrolados. Esses dois últimos dados são preocupantes, pois podem significar um certo grau de dependência digital dos jovens. Sobre o uso das TD nas aulas, 23 (47%) apontaram que ocorre raramente e 15 (30%) quinzenalmente. O que parece indicar pouca frequência de uso das TD na sala de aula. Todavia, os estudantes mencionaram variadas atividades pedagógicas desenvolvidas com o uso das TD: pesquisas nas plataformas; elaboração de apresentação de conteúdo (powerpoint ou prezi); elaboração de trabalho escrito; produção de vídeo, quadrinho e podcast. Percebe-se que as TD estão presentes na sala de aula, sendo que os estudantes as identificam como importantes para a sua aprendizagem e para a sua vida futura, não a imaginando sem a tecnologia. Os dados revelam que os estudantes entendem as TD na sua dimensão técnica, na utilização dos aplicativos, porém parecem não considerá-las enquanto instrumento de controle e ideologicamente significado. Uma compreensão não ingênua das tecnologias, segundo Selwyn (2012), é fundamental para a formação cidadã do jovem. Compreende-se que é nesse espaço que deve ocorrer a ação docente ao promover a educação tecnológica numa perspectiva reflexiva e critica com relação ao uso das TD.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1808-1665