9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Recursos tecnológicos utilizados por crianças do Ensino Fundamental 1

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Processo de aprendizagem, Ensino Fundamental

A maioria das crianças já têm experiência com as tecnologias digitais (TD) em seu contexto familiar e social, o que deve ser considerado pela escola. A Base Nacional Comum Curricular (2018) indica que o uso das TD e o estímulo ao pensamento questionador, reflexivo e crítico das crianças podem expandir a compreensão de si e do mundo. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados produzidos em uma pesquisa de caráter etnográfico a partir da observação de aulas presenciais com uso das TD. Foram observadas dez aulas de duas turmas de 4º ano de uma escola particular, nas quais foram utilizados: Computador; Internet, E-mail, Google Form, Youtube, Classroom, Projetor multimídia, Ipad, Youtube e Kit Maker. Essa diversificação se apresentou como uma estratégia atrativa para a aprendizagem dos alunos. Os interesses que as crianças expressam foram um fio condutor para a ação pedagógica que, em muitos momentos, foi conduzida por questionamentos e ao oportunizar experiências ativas com o trabalho colaborativo e com o olhar para contextos locais e globais. No que concerne à colaboração entre os alunos, verificou-se que houve ocasiões que eles se ajudaram para conseguir lidar com as ferramentas. Assim, nas aulas observadas ocorreu o uso intencional e planejado das plataformas digitais. Em alguns momentos, foi possível perceber um processo colaborativo de aprendizagem, que não considerou exclusivamente o uso do recurso, mas principalmente as possibilidades, os desdobramentos de seu uso. Nessas situações, os alunos refletiram, resolveram problemas de forma coletiva e colaborativa, como quando os estudantes ao utilizarem a web e acessarem recursos do Google, apresentaram autonomia nos percursos e trabalharam, ao mesmo tempo, individualmente e de forma colaborativa. Compartilharam suas descobertas e percepções sobre o uso dos recursos disponíveis e se mostraram disponíveis para ajudarem seus colegas mais próximos. Por outro lado, também foram observadas propostas nas quais a ação dos alunos esteve relacionada apenas à seleção de escolhas entre alternativas, entrega de tarefas, envio de trabalhos, exercícios e pesquisas sem considerar as variadas formas de a educação relacionar-se às tecnologias. A observação dessas práticas, fez-nos refletir sobre a afirmação de Pretto (2013) no que diz respeito à incorporação de tecnologias sem a devida importância para as necessidades e possibilidades numa dimensão mais reflexiva. Os resultados aqui apresentados apontam que as crianças encontraram satisfação nas atividades desenvolvidas com as TD e demonstraram um engajamento cooperativo no processo de aprendizagem.

ISSN: 1808-1665